Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pucarelli, Michele | - |
Autor(es): dc.contributor | Emanuel , Barbara | - |
Autor(es): dc.contributor | Brasiliense , Danielle | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Gabriel Rios | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34234 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920578 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho busca compreender a linguagem pós-fotográfica como uma possibilidade na construção de narrativas comunicacionais de relevância social que despertam sensações e sensorialidade no receptor, em contraponto ao conceito de imagem técnica fílmico-química, que estipula a limitação e a necessidade do esgotamento do aparelho fotográfico. Para isto, tomamos como objeto de estudo as fotografias de “Mem de Sá, 100” (2010-2012), trabalho da fotodocumentarista Ana Carolina Fernandes, que conviveu por dois anos e registrou de forma subversiva a rotina das travestis moradoras do casarão do bairro da Lapa, da cidade do Rio de Janeiro. Pretendemos observar como o trabalho da fotodocumentarista propõe uma leitura sensível e sensorial da vida destes corpos que importam e podem ser retratados por outras perspectivas, ângulos e texturas. Como embasamento teórico, trazemos reflexões acerca das imagens técnicas, propostas por Flusser (1985); um contraponto que relaciona os corpos criador e receptor, tecnologia e intenção, de Machado (1997); a abertura de possibilidades de registro com a pós-fotografia e os sentidos, como discorre Fontcuberta (2012); a reconfiguração do olhar com a disrupção e o movimento, apontados por Pucarelli (2009); e uma conclusão acerca da importância da pós-fotografia como praxis, termo utilizado por Fontanille (2017), para colocar à luz, segundo Butler (2016), corpos que importam e devem ser reconhecíveis, mesmo quando escapam a uma norma social. | - |
Descrição: dc.description | 31 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens técnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sensorialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minoria sexual | - |
Título: dc.title | Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: