Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPucarelli, Michele-
Autor(es): dc.contributorEmanuel , Barbara-
Autor(es): dc.contributorBrasiliense , Danielle-
Autor(es): dc.creatorMaia, Gabriel Rios-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920578-
Descrição: dc.descriptionO trabalho busca compreender a linguagem pós-fotográfica como uma possibilidade na construção de narrativas comunicacionais de relevância social que despertam sensações e sensorialidade no receptor, em contraponto ao conceito de imagem técnica fílmico-química, que estipula a limitação e a necessidade do esgotamento do aparelho fotográfico. Para isto, tomamos como objeto de estudo as fotografias de “Mem de Sá, 100” (2010-2012), trabalho da fotodocumentarista Ana Carolina Fernandes, que conviveu por dois anos e registrou de forma subversiva a rotina das travestis moradoras do casarão do bairro da Lapa, da cidade do Rio de Janeiro. Pretendemos observar como o trabalho da fotodocumentarista propõe uma leitura sensível e sensorial da vida destes corpos que importam e podem ser retratados por outras perspectivas, ângulos e texturas. Como embasamento teórico, trazemos reflexões acerca das imagens técnicas, propostas por Flusser (1985); um contraponto que relaciona os corpos criador e receptor, tecnologia e intenção, de Machado (1997); a abertura de possibilidades de registro com a pós-fotografia e os sentidos, como discorre Fontcuberta (2012); a reconfiguração do olhar com a disrupção e o movimento, apontados por Pucarelli (2009); e uma conclusão acerca da importância da pós-fotografia como praxis, termo utilizado por Fontanille (2017), para colocar à luz, segundo Butler (2016), corpos que importam e devem ser reconhecíveis, mesmo quando escapam a uma norma social.-
Descrição: dc.description31 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPós-fotografia-
Palavras-chave: dc.subjectImagens técnicas-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectSensorialidade-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectMinoria sexual-
Título: dc.titleMem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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