
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lúcia da Cruz de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Erica Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Vitor Acioly | - |
| Autor(es): dc.creator | Araujo, Gabriel Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34366 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920575 | - |
| Descrição: dc.description | Ao longo das últimas décadas, o ambiente escolar vem sofrendo mudanças no que diz respeito à inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE). As políticas de inclusão garantem o acesso do público com NEE à educação, não se restringindo aos espaços de educação formal. Nessa perspectiva, este trabalho volta sua atenção para o processo de inclusão do público com NEE em espaços de educação não-formal, mais especificamente focando na inclusão de pessoas com deficiência visual (DV) no espaço da Casa da Descoberta, centro de divulgação científica da Universidade Federal Fluminense. Para tanto, procuramos fazer uma análise do espaço que dá acesso à Casa da Descoberta, do seu acervo e de nossas possibilidades de contribuição para tornar o ambiente mais inclusivo no que se refere ao público com DV. Dentre os objetivos propostos, fizemos, primeiramente, uma análise de todo o acervo de equipamentos da Casa da Descoberta. A partir da identificação daqueles com potencial para exploração pela audição ou tato, colaboramos na recuperação do equipamento Pêndulo de Newton; sugerimos uma proposta de adaptação para um dos equipamentos Dínamo de Mesa, além de voltarmos parte de nossa atenção à produção de um novo equipamento adequado à perspectiva da inclusão e à exploração da Física por meio da audição, algo que não se mostrou presente no acervo da Casa da Descoberta e que se mostra como sendo de grande importância para uma maior inclusão do público com DV. | - |
| Descrição: dc.description | Over the past decades, the school environment has undergone changes regarding the inclusion of students with specific educational needs (SEN). The inclusion policies ensure the access of the public with SEN to education, extending beyond formal learning spaces. In this perspective, this work focuses on the inclusion process of the public with SEN in non-formal learning spaces, specifically addressing the inclusion of individuals with visual impairments (VI) in the Casa da Descoberta, a scientific outreach center at Universidade Federal Fluminense. To do so, we conducted an analysis of the space that grants access to Casa da Descoberta, its equipment collection, and our possibilities of contributing to make the environment more inclusive with regard to the public with VI. Among the proposed objectives, we first carried out an analysis of the entire equipment collection at Casa da Descoberta. From the identification of those with potential for exploration through hearing or touch, we collaborated with the recovery of the Newton’s Cradle; we suggested and adaptation proposal to one of the currently used devices, Dínamo de Mesa, in addition to redirecting part of our attention to the production of a new equipment suitable for the perspective of inclusion and exploration on Physics through rearing, something not present in the Casa da Descoberta collection, but of great importance for further inclusion of the visually impaired public. | - |
| Descrição: dc.description | 53 p | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação Científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Museu de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação Científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Museu de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific Outreach | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual Impairment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science Museum | - |
| Título: dc.title | A Casa da Descoberta e o público com deficiência visual: desafios e possibilidades para a inclusão | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: