A Casa da Descoberta e o público com deficiência visual: desafios e possibilidades para a inclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Erica Cristina-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Gabriel Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34366-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920575-
Descrição: dc.descriptionAo longo das últimas décadas, o ambiente escolar vem sofrendo mudanças no que diz respeito à inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE). As políticas de inclusão garantem o acesso do público com NEE à educação, não se restringindo aos espaços de educação formal. Nessa perspectiva, este trabalho volta sua atenção para o processo de inclusão do público com NEE em espaços de educação não-formal, mais especificamente focando na inclusão de pessoas com deficiência visual (DV) no espaço da Casa da Descoberta, centro de divulgação científica da Universidade Federal Fluminense. Para tanto, procuramos fazer uma análise do espaço que dá acesso à Casa da Descoberta, do seu acervo e de nossas possibilidades de contribuição para tornar o ambiente mais inclusivo no que se refere ao público com DV. Dentre os objetivos propostos, fizemos, primeiramente, uma análise de todo o acervo de equipamentos da Casa da Descoberta. A partir da identificação daqueles com potencial para exploração pela audição ou tato, colaboramos na recuperação do equipamento Pêndulo de Newton; sugerimos uma proposta de adaptação para um dos equipamentos Dínamo de Mesa, além de voltarmos parte de nossa atenção à produção de um novo equipamento adequado à perspectiva da inclusão e à exploração da Física por meio da audição, algo que não se mostrou presente no acervo da Casa da Descoberta e que se mostra como sendo de grande importância para uma maior inclusão do público com DV.-
Descrição: dc.descriptionOver the past decades, the school environment has undergone changes regarding the inclusion of students with specific educational needs (SEN). The inclusion policies ensure the access of the public with SEN to education, extending beyond formal learning spaces. In this perspective, this work focuses on the inclusion process of the public with SEN in non-formal learning spaces, specifically addressing the inclusion of individuals with visual impairments (VI) in the Casa da Descoberta, a scientific outreach center at Universidade Federal Fluminense. To do so, we conducted an analysis of the space that grants access to Casa da Descoberta, its equipment collection, and our possibilities of contributing to make the environment more inclusive with regard to the public with VI. Among the proposed objectives, we first carried out an analysis of the entire equipment collection at Casa da Descoberta. From the identification of those with potential for exploration through hearing or touch, we collaborated with the recovery of the Newton’s Cradle; we suggested and adaptation proposal to one of the currently used devices, Dínamo de Mesa, in addition to redirecting part of our attention to the production of a new equipment suitable for the perspective of inclusion and exploration on Physics through rearing, something not present in the Casa da Descoberta collection, but of great importance for further inclusion of the visually impaired public.-
Descrição: dc.description53 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação Científica-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visual-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação Científica-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visual-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectScientific Outreach-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectVisual Impairment-
Palavras-chave: dc.subjectScience Museum-
Título: dc.titleA Casa da Descoberta e o público com deficiência visual: desafios e possibilidades para a inclusão-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.