Modelo de rotação por estações no ensino fundamental: contribuições para o estudo de arcos e ângulos na circunferência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Mônica Souto da Silva-
Autor(es): dc.creatorLira, Lilian Meyre Costa de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34469-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920572-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso de metodologias ativas no ensino de Matemática, especificamente o modelo de rotação por estações, que investigou suas contribuições para a aprendizagem de ângulos e arcos na circunferência por alunos do 9º ano de uma escola particular em Niterói. A autora afirma que há diversos desafios para essa nova geração, e que também é imprescindível o acompanhamento dos avanços tecnológicos e as mudanças no estilo de vida dos alunos, bem como a necessidade de adotar práticas de ensino inovadoras que promovam o engajamento e a autonomia dos alunos. O presente trabalho relata como o modelo de rotação por estações pode contribuir para a construção do conceito de ângulos e arcos na circunferência em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, bem como avalia o impacto da metodologia na autonomia didática dos alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com observação participante, atividades práticas e análise dos dados coletados à luz dos referenciais teóricos.-
Descrição: dc.descriptionThe paper presents a study on the use of active methodologies in Mathematics education, specifically the station rotation model, which investigated its contributions to the learning of angles and arcs on the circumference by 9th-grade students from a private school in Niterói. The author asserts that there are various challenges for this new generation, and it is also essential to keep up with technological advances and changes in students' lifestyles, as well as the need to adopt innovative teaching practices that promote student engagement and autonomy. This work reports on how the station rotation model can contribute to the construction of the concept of angles and arcs on the circumference in a 9th-grade class of Elementary School, as well as evaluates the impact of the methodology on students' didactic autonomy. The research adopted a qualitative approach with participant observation, practical activities, and analysis of the collected data in light of theoretical frameworks.-
Descrição: dc.description78 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Híbrido-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de Rotação por Estações-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectArcos e Ângulos na Circunferência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectActive Methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectBlended Learning-
Palavras-chave: dc.subjectStation Rotation Model-
Palavras-chave: dc.subjectElementary School-
Palavras-chave: dc.subjectArcs and Angles on the Circumference-
Título: dc.titleModelo de rotação por estações no ensino fundamental: contribuições para o estudo de arcos e ângulos na circunferência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.