Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Mônica Souto da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Lira, Lilian Meyre Costa de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34469 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920572 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso de metodologias ativas no ensino de Matemática, especificamente o modelo de rotação por estações, que investigou suas contribuições para a aprendizagem de ângulos e arcos na circunferência por alunos do 9º ano de uma escola particular em Niterói. A autora afirma que há diversos desafios para essa nova geração, e que também é imprescindível o acompanhamento dos avanços tecnológicos e as mudanças no estilo de vida dos alunos, bem como a necessidade de adotar práticas de ensino inovadoras que promovam o engajamento e a autonomia dos alunos. O presente trabalho relata como o modelo de rotação por estações pode contribuir para a construção do conceito de ângulos e arcos na circunferência em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, bem como avalia o impacto da metodologia na autonomia didática dos alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com observação participante, atividades práticas e análise dos dados coletados à luz dos referenciais teóricos. | - |
Descrição: dc.description | The paper presents a study on the use of active methodologies in Mathematics education, specifically the station rotation model, which investigated its contributions to the learning of angles and arcs on the circumference by 9th-grade students from a private school in Niterói. The author asserts that there are various challenges for this new generation, and it is also essential to keep up with technological advances and changes in students' lifestyles, as well as the need to adopt innovative teaching practices that promote student engagement and autonomy. This work reports on how the station rotation model can contribute to the construction of the concept of angles and arcs on the circumference in a 9th-grade class of Elementary School, as well as evaluates the impact of the methodology on students' didactic autonomy. The research adopted a qualitative approach with participant observation, practical activities, and analysis of the collected data in light of theoretical frameworks. | - |
Descrição: dc.description | 78 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Híbrido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de Rotação por Estações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arcos e Ângulos na Circunferência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active Methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blended Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Station Rotation Model | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arcs and Angles on the Circumference | - |
Título: dc.title | Modelo de rotação por estações no ensino fundamental: contribuições para o estudo de arcos e ângulos na circunferência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: