Uso da abordagem multicritério na priorização de clientes de uma indústria metalúrgica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Tiago Araújo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3284961892472829-
Autor(es): dc.contributorRangel, Luís Alberto Duncan-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9098047398813476-
Autor(es): dc.contributorToledo Hernández, Cecilia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7307702766087200-
Autor(es): dc.contributorMartelotte, Marcela Cohen-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1560238633451997-
Autor(es): dc.contributorVidal, Paula Cipriano da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8050304072214763-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5054541528222643-
Autor(es): dc.creatorPereira Junior, Marco Antonio Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35047-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920545-
Descrição: dc.descriptionA tarefa de priorizar clientes requer uma abordagem analítica complexa, dada a intensa competitividade comercial. Para uma tomada de decisão eficaz, é crucial considerar uma ampla gama de variáveis, incorporando parâmetros quantitativos e qualitativos. O propósito desta dissertação é estabelecer, por meio de uma modelagem matemática, quais clientes devem ser priorizados em uma extensa carteira de clientes de uma indústria metalúrgica. Após uma revisão aprofundada na literatura acadêmica e técnica, a abordagem que mais se alinha a esse método de priorização é a AHP (Analytic Hierarchy Process) com Ratings, considerando critérios compensatórios. O principal motivo da escolha desse método é pelo tamanho da matriz do problema, possuindo sete critérios e vinte alternativas, além de ser um método capaz de alterar quantidade de critérios ou alternativas sem impactar na sequência final de priorização. Inicialmente, realizou­se uma pesquisa bibliográfica sobre a Análise Multicritério, focando no método, para compreender os conceitos e aplicações dessas metodologias, com ênfase na priorização de um conjunto de pedidos de clientes com variáveis cruciais para o mercado metalúrgico. Posteriormente, um estudo de caso foi conduzido com uma quantidade limitada de pedidos, utilizando sete critérios escolhidos por especialistas, sendo eles: faturamento, condição de pagamento, saúde financeira da empresa, fidelidade, prazo médio, volume de pedidos e custo do frete. Os resultados indicaram de maneira coerente, e validada pelos especialistas selecionados, quais clientes deveriam ser priorizados. Além da aplicação do método matemático para determinar a sequência de priorização, outros benefícios foram identificados, como o aumento da satisfação dos clientes e o aprimoramento da produtividade, capacidade e eficiência das linhas de produção envolvidas.-
Descrição: dc.descriptionThe task of prioritizing customers requires a complex analytical approach, given the intense commercial competitiveness. For effective decision making, it is crucial to consider a wide range of variables, incorporating quantitative and qualitative parameters. The purpose of this dissertation is to establish, through mathematical modeling, which customers should be prioritized in an extensive portfolio of customers in a metallurgical industry. After an in­depth review of academic and technical literature, the approach that most closely aligns with this prioritization method is AHP (Analytic Hierarchy Process) with Ratings, considering compensatory criteria. Initially, a bibliographical research was carried out on Multicriteria Analysis, focusing on the method, to understand the concepts and applications of these methodologies, with an emphasis on prioritizing a set of customer requests with crucial variables for the metallurgical market. Subsequently, a case study was conducted with a limited number of orders, using seven criteria chosen by experts, namely: billing, payment conditions, company financial health, loyalty, average deadline, order volume and shipping cost. The results indicated in a coherent manner, and validated by the selected experts, which customers should be prioritized. In addition to applying the mathematical method to determine the prioritization sequence, other benefits were identified, such as increased customer satisfaction and improved productivity, capacity and efficiency of the production lines involved.-
Descrição: dc.description94 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectClientes-
Palavras-chave: dc.subjectPriorização-
Palavras-chave: dc.subjectMulticritério-
Palavras-chave: dc.subjectAHP com Ratings-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise hierárquica de processo (AHP)-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise multicritério-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Palavras-chave: dc.subjectCustomers-
Palavras-chave: dc.subjectPrioritization-
Palavras-chave: dc.subjectMulticriteria-
Palavras-chave: dc.subjectAHP with Ratings-
Título: dc.titleUso da abordagem multicritério na priorização de clientes de uma indústria metalúrgica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.