Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Carlos Magno Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Batalha, Pedro Netto | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Carolina Luiza de Castro da | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Amanda Rodrigues Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35799 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920543 | - |
Descrição: dc.description | As Oficinas Temáticas são ferramentas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem que proporcionam ao estudante ações como refletir, investigar e agir. A produção de Histórias em Quadrinhos (HQ’s) a partir da elaboração de Oficinas oferece ainda ao estudante a possibilidade de se motivar com um tema de interesse e desafiar o seu pensamento crítico e criatividade. Além disso, as Oficinas podem ser classificadas como Atividades do Tipo II do Modelo Triádico de Enriquecimento, segundo Renzulli e Reis, dois teóricos que se dedicaram ao estudo de educação voltada a indivíduos com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD). Baseado nos documentos nacionais de Educação (LDB, PCN’s, PCN’s+, PCNEM e BNCC), na importância do uso recursos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, como as Oficinas e HQ’s e levando-se em consideração ainda a proximidade com a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e a inclusão de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, o presente trabalho descreve uma pesquisa qualitativa com o uso de questionários como recurso de levantamento de dados. Além disso, também é descrita a elaboração de uma Oficina baseada nos 3 Momentos Pedagógicos de Delizoicov e a elaboração de um Guia Pedagógico contendo instruções e subsídios capazes de colaborar com os professores e facilitar suas práticas educativas durante o trabalho pedagógico, de modo a contornar a questão de falta de tempo para se pensar em atividades extracurriculares. A metodologia da presente pesquisa foi dividida em 5 etapas: pesquisa bibliográfica, escolha e avaliação da HQ, percepção de interesse de professores, proposta de Oficina e elaboração e avalição do Guia Pedagógico. Obtivemos como resultados que a HQ “Canudos de Mandioca?!” foi bem aceita por um público bem diversificado de 39 participantes. No questionário de percepção de interesse de professores foi possível mapear os principais recursos didáticos por eles utilizados, quais eram suas maiores dificuldades de elaborar atividades extracurriculares e quais eram seus contatos com a temática de inclusão de estudantes com AHSD. Por fim, o Guia Pedagógico elaborado nesta pesquisa foi avaliado, durante o mês de maio de 2024, de maneira positiva, por 19 colaboradores. As análises das respostas obtidas levaram a correção do Guia elaborado, quando viável. Dessa forma, o material educacional produzido possui potencial de implementação nas salas de aulas do ensino regular de modo a facilitar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes, incluindo os com AHSD. | - |
Descrição: dc.description | Thematic Workshops are facilitating tools in the teaching-learning process that provide students with opportunities to reflect, investigate, and act. The production of Comic Books (HQs) through the development of Workshops also offers students the possibility to engage with a topic of interest and challenge their critical thinking and creativity. Furthermore, the Workshops can be classified as Type II Activities within the Enrichment Triad Model, according to Renzulli and Reis, two theorists dedicated to the study of education for individuals with High Abilities or Giftedness (HAG). Based on national education documents (LDB, PCNs, PCNs+, PCNEM, and BNCC), the importance of using facilitating resources in the teaching-learning process, such as Workshops and HQs, and considering the proximity to Vygotsky's Historical-Cultural Theory and the inclusion of students with High Abilities or Giftedness, this work describes a qualitative research using questionnaires as a data collection resource. Additionally, it describes the development of a Workshop based on the Three Pedagogical Moments of Delizoicov and the creation of a Pedagogical Guide containing instructions and support capable of assisting teachers and facilitating their educational practices, addressing the issue of limited time to develop extracurricular activities. The methodology of this research was divided into five stages: bibliographic research, selection and evaluation of the HQ, teachers' interest perception, Workshop proposal, and development and evaluation of the Pedagogical Guide. The results indicated that the HQ "Cassava Straws?!" was well received by a diverse audience of 39 participants. The questionnaire on teachers' interest perception mapped the main didactic resources they used, their greatest difficulties in developing extracurricular activities, and their experiences with the inclusion of HAG students. Finally, the Pedagogical Guide developed in this research was positively evaluated during May 2024 by 19 contributors. The analysis of the responses led to the correction of the Guide when feasible. Thus, the educational material produced has the potential to be implemented in regular classroom settings to facilitate the teaching-learning process for students, including those with HAG.. | - |
Descrição: dc.description | 153 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas Temáticas, Histórias em Quadrinhos, inclusão, Altas Habilidades ou Superdotação, Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, Superdotado, História em quadrinhos, Ensino de química, Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thematic Workshops, Comic Books, inclusion, High Abilities or Giftedness, Vygotsky's Historical-Cultural Approach. | - |
Título: dc.title | Guia pedagógico para professores: oficinas usando Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Química e inclusão de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: