Criação e utilização de um álbum de figurinhas como estratégia de ensino da fauna do Refúgio de Vida Silvestre da Ventania - Miracema/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.creatorSchelk, Sulamita Aparecida Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34762-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920529-
Descrição: dc.descriptionA educação ambiental contribui para construir boas relações entre os animais silvestres e os seres humanos. Por meio da educação ambiental, as pessoas estão propensas a pensar criticamente e refletir sobre as questões sociais e ambientais. Isso é crucial para a formação de uma geração mais sensível que trabalhe em conjunto para preservar o meio ambiente e todas as formas de vida. A escola como um ambiente educacional e crítico, tem o papel de sensibilizar os estudantes quanto à realidade na qual estão inseridos. Este trabalho teve como objetivo criar e utilizar um álbum de figurinhas da fauna presente no Refúgio de Vida Silvestre da Ventania localizado no município de Miracema/RJ e trabalhar com os alunos dentro sala de uma forma mais lúdica. O público-alvo foram os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, em Miracema/RJ. A metodologia utilizada foram os três momentos pedagógicos. O primeiro momento pedagógico foi a problematização do conteúdo, seguindo para a organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Inicialmente foi aplicado o questionário objetivando o conhecimento prévio dos alunos. Em um segundo momento, foi apresentado aos alunos a área de estudo Refúgio de Vida Silvestre da Ventania. Por meio disso, com os alunos já sensibilizados acerca do tema, utilizou-se um álbum de figurinhas sobre a fauna presente na REVIS da Ventania. O material didático lúdico fez com que os alunos trocassem informações e aprendizado entre si, sendo bem aceito por eles. Foi possível concluir que o processo de ensino e aprendizagem promovido pelo material didático conseguiu sensibilizar sobre a importância da proteção dos animais silvestres. Porém, há necessidade de esforços contínuos nas escolas para promover a preservação da fauna e a conservação da natureza.-
Descrição: dc.descriptionEnvironmental education contributes to building good relationships between wild animals and human beings. Through environmental education, people are inclined to think critically and reflect on social and environmental issues. This is crucial for the formation of a more sensitive generation that works together to preserve the environment and all forms of life. The school, as an educational and critical environment, has the role of sensitizing students to the reality in which they are inserted. This work aimed to create and use an album of fauna figurines present in the Ventania Wildlife Refuge located in the municipality of Miracema/RJ. And work with students in the classroom in a more playful way. The target audience were students in the 8th year of Elementary School, municipalized in Miracema/RJ. One methodology that was used was the three pedagogical moments. The first pedagogical moment was the problematization of the content, aiming to organize knowledge and apply knowledge. Initially, the questionnaire was applied to obtain students; prior knowledge. Secondly, the students were introduced to the Ventania Wildlife Refuge study area. Therefore, with the students already aware of the topic, an album of stickers about the fauna present in REVIS da Ventania was used. The playful teaching material allowed students to exchange information and learning with each other, which was well accepted by them. It was possible to conclude that the teaching and learning process promoted by the teaching material managed to raise awareness about the importance of protecting wild animals. However, there is a need for continuous efforts in schools to promote the preservation of fauna and nature conservation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFauna local-
Palavras-chave: dc.subjectmaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectrecurso lúdico-
Palavras-chave: dc.subjectFauna wildlife-
Palavras-chave: dc.subjectrecreational resource-
Palavras-chave: dc.subjectteaching material-
Título: dc.titleCriação e utilização de um álbum de figurinhas como estratégia de ensino da fauna do Refúgio de Vida Silvestre da Ventania - Miracema/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.