A publicidade social como possibilidade estratégica para a ONG Amando Gramacho na amenização do quadro de sofrimento potencializado pela COVID-19

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSaldanha, Patrícia Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorInocêncio, Luana Ellen de Sales-
Autor(es): dc.contributorAtem, Guilherme Nery-
Autor(es): dc.creatorElmer, Maria Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34318-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920528-
Descrição: dc.descriptionO trabalho parte da hipótese que a Publicidade Social pode contribuir com a amenização do quadro de sofrimento acentuado na atualidade, como é o caso da comunicação realizada pela ONG Amando Gramacho, objeto do presente estudo. Trata-se de uma reflexão de como a ONG busca uma melhora efetiva na nova realidade das famílias moradoras do bairro Jardim Gramacho - Duque de Caxias/RJ, a partir do alastramento do novo Coronavírus. O objetivo é compreender como a pandemia afeta a extrema pobreza e se há alternativas possíveis para esmaecer o quadro vigente. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja metodologia é composta pela articulação entre fundamentação teórica baseada na pesquisa bibliográfica e na reflexão sobre dados estatísticos relativos, publicados por institutos de pesquisa, e organizações, relativos à produção e descarte de lixo. Além disso, a investigação foi iniciada com a pesquisa exploratória referente a iniciativas de Publicidade Social de Causa, além da busca virtual na grande mídia e a análise do perfil da rede social digital Instagram da ONG Amando Gramacho, pela perspectiva da produção de conteúdo nos meses de Março e Abril de 2020. Após a análise dos dados disponibilizados pelo perfil, foram detalhadas a história, a estrutura e a comunicação da ONG, como objetivos específicos. Por fim, verificou-se em que medida o pressuposto da Publicidade Social de Causa, cuja a estrutura se dá na participação da sociedade civil para ações comunicativas, dialoga para a amenização do quadro de sofrimento potencializado pela COVID19, no bairro de Jardim Gramacho. Tendo como autor central Zygmunt Bauman, 1999.-
Descrição: dc.descriptionThe present undergraduate thesis starts from the hypothesis that Social Advertising can contribute to alleviate the situation of accentuated suffering nowadays, as it is the case of the communication performed by the NGO Amando Gramacho, object of the present study. It is about a reflection of how the NGO seeks an effective improvement in the reality of families living in the Jardim Gramacho neighborhood, Duque de Caxias / RJ, due to the spread of the new Coronavirus. The objective is to understand how the pandemic affects extreme poverty and whether there are possible alternatives to reduce the current situation. It is qualitative research, whose methodology is composed by the theoretical foundation in bibliographic research and in the reflection on statistical data related to the production and disposal of garbage, published by research institutes. In addition, the investigation started with an exploratory study of social advertising initiatives, besides the virtual search in the mainstream media and the profile analysis of the NGO Amando Gramacho on digital social network Instagram, from the perspective of content production in March and April. After data analysis, provided by the profile, the history, structure and communication of the NGO were detailed, as specific objectives. Finally, it was verified to what extent the assumption of Cause Social Advertising, whose structure takes place in the participation of civil society for communicative actions, dialogues to the alleviation of the suffering situation potentiated by COVID19 in the Jardim Gramacho neighborhood. With central author Zygmunt Bauman, 1999.-
Descrição: dc.description38 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade Social de Causa-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade-
Palavras-chave: dc.subjectONG Amando Gramacho-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020--
Palavras-chave: dc.subjectAção comunicativa (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectONG-
Palavras-chave: dc.subjectCause Social Advertising-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectInequality-
Palavras-chave: dc.subjectNGO Amando Gramacho-
Título: dc.titleA publicidade social como possibilidade estratégica para a ONG Amando Gramacho na amenização do quadro de sofrimento potencializado pela COVID-19-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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