
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Marcelo Nocelle de | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Derliane Duarte | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34774 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920522 | - |
| Descrição: dc.description | O desinteresse dos alunos pelo conteúdo de ciências está relacionado, dentre outras coisas, à dificuldade de compreensão do tema e dos nomes científicos utilizados pelos professores em sala de aula. Para facilitar o entendimento desta temática, a utilização de um recurso didático pode ser o caminho para o conhecimento de um tema antes não compreendido, como o filo Arthropoda. Assim, esse trabalho teve como questão investigativa como um recurso didático lúdico pode contribuir para o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais sobre os artrópodes. Dessa forma, foram analisados os conhecimentos prévios dos alunos a respeito desses animais, construção e utilização de um jogo didático para aquisição de conhecimento e análises do aprendizado adquirido sobre os artrópodes. O trabalho foi realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se a metodologia dos três momentos pedagógicos: um questionário para investigar o conhecimento prévio dos alunos, um jogo didático de baixo custo para organizar o conhecimento, e outro questionário para avaliar a aplicação do conhecimento. A investigação inicial demonstrou que os alunos tinham poucos conhecimentos prévios sobre este filo. O recurso didático lúdico contribuiu para facilitar o aprendizado das características morfológicas, importância e representantes do filo Arthropoda. A análise das respostas ao final do trabalho, permitiu concluir que os alunos gostaram do material apresentado e que a utilização do recurso didático lúdico contribuiu para aquisição de novos conhecimentos sobre os artrópodes. | - |
| Descrição: dc.description | The disinterest of the students in the contents of science is related, among other things, to the difficulty comprehending the theme and the scientific names used by the teachers in the classroom. To facilitate this thematic understanding, the usage of a didactic recourse may be the pathway for the knowledge before not understood, like the Philo Arthropoda. In this way, this work had an investigative question of how a ludic didactic resource may contribute to the learning of the students from Elementary School, Last Years about Arthropods. In this way, the student’s previous knowledge about these animals, construction, and usage of a didactic game for knowledge acquisition and the learning analysis acquired about the arthropods. This work was made in the 8th grade of Elementary School. The methodology used was the three pedagogical moments: a questionnaire to investigate the students’ previous knowledge, a low-cost didactic card game to organize the knowledge, and another questionnaire to evaluate the knowledge application. The initial investigation demonstrated that the students had little previous knowledge about Philo. The didactic resource contributed to make easier the learning of the morphologic characteristics, importance, and representants of the Philo Arthropod. The analysis of the answers at the end of this work allowed conclude that the students liked the material and the usage of a ludic didactic recourse to the acquisition of new knowledge about Arthropods. | - |
| Descrição: dc.description | 54 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogo da Memória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arthropoda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Santo Antônio de Pádua | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memory game | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arthropods | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Santo Antônio de Pádua | - |
| Título: dc.title | Utilização de um recurso didático lúdico para a construção de saberes significativos por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, sobre os artrópodes | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: