O teletrabalho e a gestão de desempenho dos técnicos administrativos no contexto de uma instituição pública de ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marcelo Gonçalves do-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5516755786380532-
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorVentura, Thiago Meirelles-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5645243204926918-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7751563542442326-
Autor(es): dc.creatorBrandão, Melise Del Grossi Viturino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920519-
Descrição: dc.descriptionPropor instrumentos de avaliação de desempenho do teletrabalho e alinhamento com os objetivos organizacionais no contexto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do Governo Federal, com foco nos servidores técnicos administrativos, visando melhorar a efetividade de seu desempenho. Metodologia: Estudo de caso descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, que busca analisar a importância da regulamentação do PGD em uma instituição federal de educação superior para consolidar o teletrabalho, com foco na avaliação de desempenho, no intento de destacar como a infraestrutura digital e o suporte adequado são elementos cruciais para garantir a efetividade do trabalho remoto. Resultados: O estudo identifica uma melhoria perceptível na eficiência e comunicação entre os participantes, evidenciando o impacto positivo do teletrabalho quando integrado ao PGD e que tenha o desempenho mensurado de forma adequada. A infraestrutura tecnológica assertiva proporcionou o acesso a arquivos e informações, por meio de uma rede confiável e segura para a transferência de dados, e a disponibilidade de equipamentos essenciais contribuiu para a qualidade e produtividade do teletrabalho. A comunicação e a colaboração em equipes foram facilitadas por investimentos em plataformas de compartilhamento de informações, embora desafios persistam. Ademais, a pesquisa destaca que a implementação dessas mudanças é aderente ao planejamento e objetivos organizacionais. Conclusões: Os resultados indicam uma satisfação geral dos envolvidos, embora seja crucial monitorar a saúde mental e o bem-estar dos servidores, reconhecendo que o teletrabalho pode impactar esses aspectos. Diante disso, como produto, foi gerado um instrumento de avaliação de desempenho, com recomendações para melhorias contínuas, visando otimizar ainda mais a experiência de teletrabalho na instituição-
Descrição: dc.descriptionTo propose performance evaluation instruments for telework and alignment with organizational objectives within the context of the Management and Performance Program (PGD) of the Federal Government, focusing on technical administrative staff, aiming to improve effectiveness of their performance. Methodology: A descriptive and exploratory case study with a qualitative approach that seeks to analyze the importance of the regulation of the PGD in a federal institution of higher education to consolidate telework, with a focus on performance evaluation, to highlight how digital infrastructure and adequate support are crucial elements to guarantee the effectiveness of remote work. Results: The study identifies a noticeable improvement in efficiency and communication among participants, highlighting the positive impact of telework when integrated with PGD and that performance is measured appropriately. Adequate technological infrastructure provided access to files and information through a reliable and secure data transfer network, and the availability of essential equipment contributed to the quality and productivity of telework. Communication and team collaboration were facilitated by investments in information-sharing platforms, although challenges persist. Furthermore, the research highlights that the implementation of these changes aligns with organizational planning and objectives. Conclusions: The results indicate overall satisfaction among those involved, though it is crucial to monitor the mental health and well-being of employees, recognizing that telework can impact these aspects. Consequently, a performance evaluation instrument was developed as a product, with recommendations for continuous improvements, aiming to further optimize the telework experience in the institution-
Descrição: dc.description125 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeletrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectInfraestrutura digital-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação remota-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Gestão e Desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público-
Palavras-chave: dc.subjectServidor público-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectTelework-
Palavras-chave: dc.subjectDigital infrastructure-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectRemote communication-
Palavras-chave: dc.subjectManagement and Performance Program-
Título: dc.titleO teletrabalho e a gestão de desempenho dos técnicos administrativos no contexto de uma instituição pública de ensino superior-
Título: dc.titleTeleworking and performance management of administrative technicians in the context of a public higher education institution-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.