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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pesco, Dirce Uesu | - |
Autor(es): dc.contributor | Pesco, Dirce Uesu | - |
Autor(es): dc.contributor | Crissaff, Lhaylla dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Leonardo Navarro de | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Valéria Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35295 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920510 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho possui como objetivo principal, mostrar formas de utilizar softwares de Geometria dinâmica para o ensino de construções geométricas. Para isso, dando a devida importância aos contextos históricos para contextualizações de conteúdos, serão abordados brevemente o surgimento da Geometria e das Construções Geométricas, assim como o que trouxe tais conteúdos para o Brasil. Serão comentados, também, movimentos e reformas que tornaram a Geometria no que ela é atualmente. Serão apresentados exemplos de como os softwares Euclidea, Robocompass e Geogebra podem ser utilizados como instrumentos de apoio em sala de aula de forma a investigar os conceitos e definições presentes nos conteúdos de forma mais exploratória. | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this work is to show ways of using dynamic geometry software for teaching code constructions. For this, giving due importance to historical contexts for content contextualization, the inherent of Geometry and Geometric Constructions will be briefly addressed, as well as what brought such content to Brazil. Movements and reforms that brought geometry to what it is today will also be discussed. Examples will be presented of how the Euclidea, Robocompass and Geogebra software can be used as support tools in the classroom in order to investigate the concepts and definitions present in the contents in a more exploratory way. | - |
Descrição: dc.description | 86 f, | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Softwares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Dinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construções Geométricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dynamic Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometric Constructions | - |
Título: dc.title | Explorando construções geométricas para o ensino básico no Euclidea, Geogebra e Robocompass | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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