Maternidade e carreira acadêmica: estratégias, desafios e moralidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEilbaum, Lucía-
Autor(es): dc.contributorSouza, Mirian Alves de-
Autor(es): dc.contributorChagas, Gisele Fonseca-
Autor(es): dc.contributorBitencourt, Silvana Maria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9560101555262810-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Tatiana Viana de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34174-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920496-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação buscou apreender desafios, estratégias e moralidades atinentes à articulação entre maternidade e carreira acadêmica, sob uma perspectiva antropológica, tendo por base pesquisa etnográfica realizada, entre os anos de 2021 e 2023, junto a doze mães docentes e pesquisadoras de instituições públicas de ensino superior no Brasil. Se, por um lado, há hoje grande produção literária e midiática quanto à chamada maternidade intensiva (HAYS, 2007), que, para algumas autoras (BADINTER, 2011), reforça a representação tradicional da boa mãe, como aquela que está sempre disponível (e satisfeita) para o cuidado dos filhos (BITENCOURT, 2019); por outro, o feminismo da “segunda onda” teve com o umade suas bandeiras o ideal de autorrealização da mulher, enfatizando a identidade profissional e independência financeira. Desta forma, com certa frequência, a categoria conciliação é utilizada quotidianamente como possibilidade de atendimento simultâneo destes ideais, no qual o trabalho remunerado e as tarefas de cuidado poderiam ser exercidos de forma harmônica e equilibrada. Nesta pesquisa, busquei compreender como minhas interlocutoras articulam, através de diversas práticas e estratégias, o exercício da maternidade e as suas trajetórias e carreiras acadêmicas, abordando também as percepções e moralidades envolvidas nessas vivências, bem como os aspectos institucionais delas, problematizando o paradigma da conciliação. Conforme veremos, a maternidade trouxe transformações pessoais e sociais, tanto no aspecto de suas vidas privadas, quanto nas percepções das práticas e normas atinentes à carreira acadêmica, possibilitando o aprofundamento de reflexões quanto ao tema, que vem se destacando sobretudo a partir da pandemia do COVID-19.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation sought to capture the challenges, strategies and moralities related to the articulation between motherhood and academic career, from an anthropological perspective, based on ethnographic research conducted between the years 2021 and 2023, with twelve mothers who work as teachers and researchers in public institutions of higher education in Brazil. If, on the one hand, there is now an extensive literature and media production regarding the so-called intensive motherhood (HAYS, 2007), which, for some authors (BADINTER, 2011), reinforces the traditional representation of the good mother, as one who is always available is always available (and satisfied) for the care of the children (BITENCOURT, 2019), on the other hand, the “second wave” of feminism had as one of its core principles the ideal of woman's self-fulfillment, emphasizing professional identity and financial independence. In this manner, the category conciliation is often used as a possibility for simultaneously meeting these ideals, in which career and caregiving tasks could be performed in a harmonious and balanced way. In this research, I sought to understand how my interlocutors articulate, through various practices and strategies, the exercise of motherhood and their trajectories and academic careers, also addressing the perceptions and moralities involved in these experiences, together with their institutional aspects, problematizing the paradigm of conciliation. As we will see, motherhood has brought about personal and social transformations, both in terms of their private lives and in their perceptions of practices and norms related to their academic careers, enabling deeper reflections on the subject, which has been gaining prominence especially since the COVID-19 pandemic.-
Descrição: dc.description184 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectMaternidade-
Palavras-chave: dc.subjectCarreira acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectMaternidade-
Palavras-chave: dc.subjectCarreira-
Palavras-chave: dc.subjectAnthropology-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectMotherhood-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic career-
Título: dc.titleMaternidade e carreira acadêmica: estratégias, desafios e moralidades-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.