Avaliação técnica e econômica de uma biorrefinaria da palma

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorYoung, André Ferreira-
Autor(es): dc.contributorSantos, Lizandro de Sousa-
Autor(es): dc.contributorRamirez, Ninoska Isabel Bojorge-
Autor(es): dc.creatorSilva, Barbara Oliveira da-
Autor(es): dc.creatorCombat, Julia Lobo Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33994-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920492-
Descrição: dc.descriptionOs biocombustíveis surgem no Brasil e no mundo como uma solução sustentável para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, garantindo maior segurança energética. Paralelamente, o norte do país, especialmente o estado do Pará, tem testemunhado um crescimento significativo no cultivo de palma desde os anos 1990. Diante desse cenário de expansão da produção de óleo de palma no Brasil e considerando a importância estratégica dos biocombustíveis na matriz energética nacional, há uma oportunidade de agregar valor à cadeia produtiva desses produtos. Isso pode ser alcançado através da exploração dos resíduos gerados durante o cultivo da palma. Para isso, este trabalho visa o estudo da viabilidade técnica e econômica de uma biorrefinaria da palma, localizada no Pará, o principal estado produtor de óleo de palma do país, responsável por 99% da produção nacional estimada em 2,8 milhões de toneladas. A biorrefinaria contempla três rotas distintas (21, 22 e 23) para a produção de betacaroteno, biodiesel e glicerina, e produtos derivados do processo HEFA (nafta, bioQAV e diesel verde), respectivamente. Utilizando um programa desenvolvido em código Python para resolver os cálculos de balanço de massa, foi possível avaliar o desempenho econômico das rotas com base em parâmetros como Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e payback. Os resultados indicam que todas as rotas apresentam VPL positivo, sendo a rota 22 a mais promissora com US$ 1.101.260.851,73. A TIR foi superior à Taxa Mínima de Atratividade de 10%, com 24,26%. Além disso, a rota responsável pela produção de biodiesel e glicerina também obteve a maior receita anual, totalizando US$ 653.576.850,26, superando as rotas 21 e 23 em 13,23% e 2,80%, respectivamente. Adicionalmente, a rota 22 destacou-se pelo menor tempo de payback, retornando o investimento inicial em 8 anos (quatro anos de produção), enquanto as demais rotas requerem 9 anos para o mesmo retorno. Esses resultados demonstram que a produção de biocombustíveis da palma pode ser economicamente sustentável por meio da comercialização de produtos e subprodutos de maior valor agregado-
Descrição: dc.descriptionBiofuels emerge in Brazil and worldwide as a sustainable solution to reduce dependence on fossil fuels, ensuring greater energy security. Concurrently, the northern region of the country, especially the state of Pará, has witnessed significant growth in palm cultivation since the 1990s. Given this scenario of expanding palm oil production in Brazil and considering the strategic importance of the biofuels in the national energy matrix, there is an opportunity to add value to the supply chain of these products. This can be achieved through the exploration of residues generated during palm cultivation. To this end, this work aims to study the technical and economic feasibility of a palm biorefinery, located in Pará, the leading palm oil-producing state in the country, responsible for 99% of the estimated national production of 2.8 million tons. The biorefinery encompasses three distinct routes (21, 22 and 23) for the production of beta-carotene, biodiesel and glycerin, and derivatives from the HEFA process (naphtha, bioQAV and green diesel), respectively. By utilizing a Python-developed program to solve mass balance calculations, it was possible to evaluate the economic performance of the routes based on parameters such as Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), and payback period. The results indicate that all routes have positive NPV, with route 22 being the most promising at US$ 1,101,260,851.73. The IRR exceeded the Minimum Attractive Rate of 10%, reaching 24.26%. Additionally, the route responsible for biodiesel and glycerin production also achieved the highest annual revenue, totaling US$ 653,576,850.26, surpassing routes 21 and 23 by 13.23% and 2.80%, respectively. Furthermore, route 22 stood out for the shortest payback period, returning the initial investment in 8 years (four years of production), while the other routes require 9 years for the same return. These results demonstrate that the production of palm biofuels can be economically sustainable through the commercialization of higher value-added products and by-products-
Descrição: dc.description91 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiorrefinaria-
Palavras-chave: dc.subjectSuperestrutura-
Palavras-chave: dc.subjectPalma-
Palavras-chave: dc.subjectBiorrefinaria-
Palavras-chave: dc.subjectÓleo vegetal-
Palavras-chave: dc.subjectCombustível-
Palavras-chave: dc.subjectBiorefinery-
Palavras-chave: dc.subjectSuperstructure-
Palavras-chave: dc.subjectPalm-
Título: dc.titleAvaliação técnica e econômica de uma biorrefinaria da palma-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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