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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pinto, Raquel Giffoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Viviane Fernandez de | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Rita Maria da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Poliana Corteleti Magalhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35632 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920468 | - |
Descrição: dc.description | A criação de áreas protegidas é uma estratégia amplamente difundida para a preservação ambiental, fundamentada no conceito de natureza intocada. No entanto, a maioria dessas unidades de conservação foi estabelecida em territórios já habitados por povos e comunidades tradicionais. Durante o processo de implantação dessas unidades, não houve consulta prévia às comunidades que historicamente habitam e conservam essas áreas, mesmo que a legislação ambiental imposta nesses locais restrinja significativamente seus modos de vida. Portanto, o objetivo deste trabalho é compreender como os povos e comunidades contribuíram para a construção da diversidade biológica do Bioma Mata Atlântica e analisar a dinâmica dessa relação, destacando seu impacto na preservação deste bioma. A pesquisa visa enfatizar a importância de reconhecer e valorizar o conhecimento tradicional, e a necessidade de incluí-las nesses espaços, visto que as comunidades tradicionais desempenham um papel crucial na conservação e restauração deste ecossistema. | - |
Descrição: dc.description | The creation of protected areas is a widely adopted strategy for environmental preservation, based on the concept of wilderness. However, most of these conservation units were established in territories already inhabited by traditional peoples and communities. During the implementation process of these units, there was no prior consultation with the communities that historically inhabit and conserve these areas, even though environmental legislation imposed in these locations significantly restricts their ways of life. The main objective of this study is to understand how traditional peoples and communities have contributed to the construction of the biological diversity of the Atlantic Forest biome and to analyze the dynamics of this relationship, highlighting its impact on the preservation of this biome. The research aims to emphasize the importance of recognizing and valuing traditional knowledge, and the need to include them in these spaces, as traditional communities play a crucial role in the conservation and restoration of this ecosystem. | - |
Descrição: dc.description | 52 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Áreas protegidas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades tradicionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento tradicional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mata Atlântica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioma Mata Atlântica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnoconservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento tradicional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade biológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protected areas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traditional communities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traditional knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atlantic Forest | - |
Título: dc.title | Comunidades tradicionais e conservação da biodiversidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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