A construção da escola pública: uma produção de afetos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEilbaum, Lucia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Boris Maia e-
Autor(es): dc.contributorRocha, Talitha Mirian do Amaral-
Autor(es): dc.creatorGóes, Mateus Lima de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34223-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920464-
Descrição: dc.descriptionA presente etnografia é o resultado de um trabalho de campo desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental 1 na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A pesquisa de campo observou a rotina da escola a partir de cada setor que compõe a escola com o objetivo de responder à pergunta que norteou o trabalho de campo: Quem constrói a escola pública? O objetivo do trabalho foi ouvir e acompanhar os funcionários de cada setor da escola para compreender como é a rotina de uma escola para além da sala de aula e das relações entre professor e aluno. Ao longo do trabalho as diferentes funções, relações e interações dos funcionários vão sendo apresentadas a partir da observação e do diálogo com os funcionários e a conclusão aponta como a produção de vínculo entre os funcionários pode ser uma forma fundamental para a construção da escola pública.-
Descrição: dc.descriptionThis ethnography is the result of fieldwork carried out in a public elementary school in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. The field research observed the school’s routine from each sector that makes up the school with the aim of answering the question that guided the fieldwork: Who makes the public school? The objective of the work was to listen to and follow employees from each sector of the school to understand what the routine of a school is like beyond the classroom and the relationships between teacher and student. Throughout the work, the different functions, relationships, and interactions of employees are presented based on observation and dialogue with employees and the conclusion points out how the creation of bonds between employees can be a fundamental way to make a public school.-
Descrição: dc.description81 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectVínculo-
Palavras-chave: dc.subjectVínculo social-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectFuncionário-
Palavras-chave: dc.subjectEthnography-
Palavras-chave: dc.subjectPublic school-
Palavras-chave: dc.subjectBond-
Título: dc.titleA construção da escola pública: uma produção de afetos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.