Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Penna, Adriana Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4001142271622004 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Elizandra Garcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1822479471813746 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Mackson Luiz Fernandes da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7009995632636621 | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Thiago de Carvalho Gama | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34417 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920451 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo analisar como a Educação Física escolar pode se orientar didático e pedagogicamente, a fim de tratar as “abordagem Crítico-superadora” nos aplicativos de comunicação da internet, em especial no TikTok. O trabalho tem por desafio a negação por incorporação do uso dessas “Coreografias curtas” como possibilidade de instrumento de ensino-aprendizagem da Educação Física. Como alcançar este desafio tomando como fundamento a Pedagogia Histórico-Crítica e a abordagem Crítico-superadora?. Para alcançar este objetivo, o trabalho traz questões ligadas ao consumo de telas por pessoas de 0 a 18 anos, pessoas estas que estão estritamente ligadas ao período escolar. Através destas problematizações trarei enfoque as contradições das telas (Tvs, computadores, aparelhos digitais e celulares) e as contradições presentes no aplicativo TikTok para estas pessoas em idade escolar, assim sendo, trago algumas questões que englobam as “Coreografias curtas”, conceito que será melhor desenvolvido por mim no início do primeiro capítulo. Em seguida, abordo elementos que constituem o conteúdo da dança, dentro da disciplina curricular de Educação Física. Para isso, abordo a questão de forma breve, passando pela função social da escola, a algumas questões relacionadas às abordagens da Educação Física, até chegar à dança pela abordagem Crítico-superadora. Ao fim, abordo as “Coreografias curtas” na forma com a qual elas se apresentam e relaciono a mesma com alguns conteúdos da dança almejando, assim, atingir o objetivo indicado acima. | - |
Descrição: dc.description | 40 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | “Coreografias curtas” | - |
Palavras-chave: dc.subject | TikTok | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem crítico-superadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coreografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
Título: dc.title | As “Coreografias curtas” do TikTok introduzidas na escola: uma análise fundamentada na abordagem crítico-superadora | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: