As “Coreografias curtas” do TikTok introduzidas na escola: uma análise fundamentada na abordagem crítico-superadora

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Adriana Machado-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4001142271622004-
Autor(es): dc.contributorSilva, Elizandra Garcia da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1822479471813746-
Autor(es): dc.contributorCosta, Mackson Luiz Fernandes da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7009995632636621-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Thiago de Carvalho Gama-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34417-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920451-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo analisar como a Educação Física escolar pode se orientar didático e pedagogicamente, a fim de tratar as “abordagem Crítico-superadora” nos aplicativos de comunicação da internet, em especial no TikTok. O trabalho tem por desafio a negação por incorporação do uso dessas “Coreografias curtas” como possibilidade de instrumento de ensino-aprendizagem da Educação Física. Como alcançar este desafio tomando como fundamento a Pedagogia Histórico-Crítica e a abordagem Crítico-superadora?. Para alcançar este objetivo, o trabalho traz questões ligadas ao consumo de telas por pessoas de 0 a 18 anos, pessoas estas que estão estritamente ligadas ao período escolar. Através destas problematizações trarei enfoque as contradições das telas (Tvs, computadores, aparelhos digitais e celulares) e as contradições presentes no aplicativo TikTok para estas pessoas em idade escolar, assim sendo, trago algumas questões que englobam as “Coreografias curtas”, conceito que será melhor desenvolvido por mim no início do primeiro capítulo. Em seguida, abordo elementos que constituem o conteúdo da dança, dentro da disciplina curricular de Educação Física. Para isso, abordo a questão de forma breve, passando pela função social da escola, a algumas questões relacionadas às abordagens da Educação Física, até chegar à dança pela abordagem Crítico-superadora. Ao fim, abordo as “Coreografias curtas” na forma com a qual elas se apresentam e relaciono a mesma com alguns conteúdos da dança almejando, assim, atingir o objetivo indicado acima.-
Descrição: dc.description40 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subject“Coreografias curtas”-
Palavras-chave: dc.subjectTikTok-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem crítico-superadora-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectCoreografia-
Palavras-chave: dc.subjectInternet na educação-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Título: dc.titleAs “Coreografias curtas” do TikTok introduzidas na escola: uma análise fundamentada na abordagem crítico-superadora-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.