A produção intelectual feminina no século XIX - o caso de Guilhermina de Azambuja Neves

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Autor(es): dc.creatorFerreira, Maria Isadora Caldas-
Autor(es): dc.creatorSoares, Flávia dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34534-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.fg2021.eventos.dype.com.br/trabalho/view?ID_TRABALHO=1317-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920444-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo compreender e discutir a presença de mulheres no espaço educacional no século XIX. Neste texto estamos interessadas especialmente na visibilidade da obra de Guilhermina de Azambuja Neves, investigando de que forma a participação de uma mulher na produção escolar e científica foi recebida pela sociedade, tendo em vista as diretrizes conservadoras do século XIX. As impressões jornalísticas a respeito dos livros de Guilhermina foram as fontes utilizadas para a investigação do processo de autoria feminina da época, tendo em vista o gênero como uma categoria de análise histórica e como um elemento que constitui as relações sociais e de poder. Os pareceres analisados demonstram que a professora, invertendo a lógica social, participou ativamente da construção do cenário educacional de seu tempo, publicando, com o reconhecimento da imprensa, obras que estiveram presentes nas escolas brasileiras. Confirma-se que a autora movimentou o cenário de produção de livros, contrariando as concepções conservadoras que pairavam e discordavam do potencial feminino na esfera pública. Guilhermina, como muitas mulheres dos oitocentos, subverteram a hierarquização social e pleitearam lugares na sociedade. Compreende-se que resgatar as memórias dos passos dessas professoras significa romper com os paradigmas históricos que suprimiram, por um longo tempo, suas narrativas e suas contribuições.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina-
Relação: dc.relationSeminário Internacional Fazendo Gênero 12 lugares de fala: direitos, diversidades e afetos. Santa Catarina: UFSC., 2021. ISSN 2179-510X-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria feminina-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XIX-
Palavras-chave: dc.subjectImprensa-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectMulher na Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educação-
Título: dc.titleA produção intelectual feminina no século XIX - o caso de Guilhermina de Azambuja Neves-
Tipo de arquivo: dc.typeAnais de Evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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