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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Janicy Aparecida Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Zattar, Marianna | - |
Autor(es): dc.contributor | Prudêncio, Dayanne da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Joyce Cleide Cardoso Ennes de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Ana Paula Lima dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34274 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920441 | - |
Descrição: dc.description | Discute a repercussão global da atenção voltada às pessoas com deficiência e a criação de políticas informacionais de cunho internacional. Constata que as discussões sobre o acesso e a recuperação da informação no campo da Ciência da Informação se dão na questão da desigualdade do acesso. Estuda o conceito de regime de informação como perspectiva de análise em pesquisas sobre inclusão social e acesso à informação para pessoas com deficiência. Contextualiza a questão dos direitos das pessoas com deficiência e as políticas de inclusão para esse grupo social e seus impactos no acesso à educação escolar e ao ensino superior, mostrando a repercussão dessas discussões no Brasil. Faz um mapeamento das legislações mais importantes de âmbito nacional e internacional e seus reflexos sociais na educação inclusiva, com destaque para a Lei Brasileira de Inclusão. Procura mostrar a importância dos organismos internacionais, como a ONU e a UNESCO, no contexto do regime global de informação e os impactos de suas macropolíticas no campo da educação a partir da década de 1990. Apresenta a política de informação como um instrumento regulador da sociedade com vista à garantia de direitos sociais e de cidadania. Destaca, no campo do ensino superior brasileiro, a importância das ações afirmativas para a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades e as políticas desenvolvidas para garantir sua permanência. Mostra a importância das ações cooperativas em rede para maximizar recursos, acervos e ampliar o conhecimento científico sobre a produção de conteúdo em formato acessível no ambiente acadêmico. Aponta as ações mobilizadas pela Agenda 2030 como principal eixo norteador desses debates no âmbito das bibliotecas. Parte do pressuposto de que os regimes de informação das bibliotecas universitárias têm incorporado políticas de inclusão, mas elas ainda são insuficientes para atender às pessoas com deficiência no que se refere à acessibilidade a esses recursos. Objetiva promover uma discussão sobre o direito à informação, acessibilidade e inclusão no âmbito das bibliotecas universitárias de instituições federais de ensino superior localizadas no estado do Rio de Janeiro, à luz do conceito de regime de informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de caráter descritivo-analítico, pautada na análise de documentos produzidos pelas instituições, destacando o Plano de Desenvolvimento Institucional. Realiza análise de seus sites, catálogos e repositórios e faz levantamento e diagnóstico das ações de informação mobilizadas pelas universidades e suas bibliotecas no tocante ao acesso à informação e serviços oferecidos às pessoas com deficiência. Conclui que as políticas informacionais desenvolvidas pelas bibliotecas, assim como a capacitação dos bibliotecários, são os meios mais eficazes para garantir os direitos das pessoas com deficiência nestes ambientes, bem como o oferecimento de serviços e produtos a esse público. Ressalta a importância de órgãos como o Conselho Federal de Biblioteconomia na promoção de ações que incentivem esses debates além das atitudes individuais e coletivas que visem propiciar o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão, tomando-a como um instrumento de justiça social. | - |
Descrição: dc.description | Discussing the Global Impact of Attention to People with Disabilities and the Creation of International Information Policies. The study observes that discussions on access and information recovery in the field of Information Science revolve around the issue of unequal access. It examines the concept of information regimes as an analytical perspective in research on inclusion, inclusion social and information access for people with disabilities. The research contextualizes the issue of the rights of people with disabilities and inclusion policies for this social group and their impacts on access to school education and higher education, illustrating the repercussions of these discussions in Brazil. The research maps out the most important national and international legislations and their social impacts on inclusive education, with emphasis on the Brazilian Inclusion Law. It seeks to highlight the importance of international organizations such as the UN and UNESCO in the context of the global information regime and the impacts of their macropolitics in the field of education since the 1990s. The study presents information policy as a regulatory instrument for society, aiming to guarantee social rights and citizenship. In the context of Brazilian higher education, the research emphasizes the importance of affirmative actions for the inclusion of people with disabilities in universities and the policies developed to ensure their retention. It underscores the significance of cooperative network actions to maximize resources, collections, and expand scientific knowledge on accessible content production in the academic environment. The research points out the actions mobilized by the Agenda 2030 as the main guiding axis of these debates within libraries. The research assumes that the information regimes of university libraries have incorporated inclusion policies, but they are still insufficient to meet the accessibility needs of people with disabilities regarding these resources. The objective is to promote a discussion on the right to information, accessibility, and inclusion in the context of university libraries of federal higher education institutions located in the state of Rio de Janeiro in the light of the concept of information regime. The research is characterized as exploratory, with a descriptive-analytical nature, based on the analysis of documents produced by institutions, highlighting the Institutional Development Plan. It conducts an analysis of their websites, catalogs, and repositories, and surveys and diagnoses the information actions mobilized by universities and their libraries regarding information access and services offered to people with disabilities. The research concludes that the information policies developed by libraries, as well as the training of librarians, are the most effective means of ensuring the rights of people with disabilities in these environments, as well as the provision of services and products to this audience. It emphasizes the importance of organizations such as the Federal Council of Librarianship in promoting actions that encourage these debates beyond individual and collective actions aimed at ensuring compliance with the Brazilian Inclusion Law, considering it as an instrument of social justice. | - |
Descrição: dc.description | 386 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas Universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regime de Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade informacional no Ensino Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão de Pessoas com Deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | University Libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information regime | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information accessibility in higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion of People with Disabilities | - |
Título: dc.title | Inclusão, acessibilidade comunicacional e informacional às pessoas com deficiência em bibliotecas universitárias: discussão à luz do conceito de regime de informação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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