A responsabilidade civil dos influenciadores digitais frente aos danos gerados pela divulgação de produtos e serviços

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Plinio Lacerda-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1643533929253579-
Autor(es): dc.contributorPauseiro, Sergio Gustavo de Mattos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5917601881107862-
Autor(es): dc.contributorRamada, Paula Cristiane Pinto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8390536693070083-
Autor(es): dc.creatorSantos, Elza Rodes Pinto Alves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920439-
Descrição: dc.descriptionCom a evolução das redes sociais nos últimos anos, o compartilhamento de opiniões não mais se encontram sob o monopólio das grandes mídias. Atualmente, o cidadão comum também é capaz de atingir visibilidade e pode tornar-se uma figura pública por meio das redes sociais e ser objeto de captação de um público sob o qual exerce uma influência. O presente artigo tem como objetivo analisar o fenômeno contemporâneo dos influenciadores digitais, partindo da análise do surgimento dos primeiros formadores de opinião online e da evolução histórica que os levou a serem as figuras centrais do mercado publicitário atualmente, a partir do compartilhamento de suas rotinas e do contato direto com o público. O trabalho visa verificar a possibilidade de responsabilização dos influenciadores pelos produtos e serviços divulgados em suas redes a partir da análise do Código de Defesa do Consumidor, da legislação cível e da interpretação dada aos casos chegados ao judiciário, partindo do conceito de que o influenciador é um fornecedor equiparado pela sua participação no contexto publicitário.-
Descrição: dc.descriptionWith the evolution of social networks in the past years, the sharing of talents, news, and opinions is no longer under the big media monopoly. Nowadays, ordinary citizens are also able to achieve visibility and can become a public figure through social networks, as well as be the object of attracting an audience, under which they exert an influence. This article aims to analyze the contemporary phenomenon of digital influencers, starting from the analysis of the emergence of the first online opinion makers and the historical evolution that led them to be the central figures of the advertising market today, from the sharing of their routines and direct contact with the public. The paper aims to verify the possibility of accountability of influencers for the products and services disclosed on their networks from the analysis of the Consumer Protection Code, the civil legislation and the interpretation given to recent demands coming to the judiciary. Within this perspective, the work aims to discuss the existence of a consumer relationship between the parties, based on the concept that the influencer is a supplier equated by their participation in the advertising context.-
Descrição: dc.description24 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfluenciadores digitais-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade civil-
Palavras-chave: dc.subjectCódigo de defesa do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectMídia digital-
Palavras-chave: dc.subjectCódigo de defesa do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade civil-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda comercial-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Influencers-
Palavras-chave: dc.subjectCivil responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer Protection Code-
Palavras-chave: dc.subjectAdvertising-
Título: dc.titleA responsabilidade civil dos influenciadores digitais frente aos danos gerados pela divulgação de produtos e serviços-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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