Processos de aprendizagem organizacional de práticas de responsabilidade social: um protótipo de medição com base na lógica fuzzy

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeiriño, Marcelo Jasmim-
Autor(es): dc.contributorMéxas, Mirian Picinini-
Autor(es): dc.contributorBinsztok, Jacob-
Autor(es): dc.contributorLeal Filho, Walter-
Autor(es): dc.contributorPereira, Fernando Neves-
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
Autor(es): dc.creatorCosta, Noemi Alice Oliveira Bonina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35822-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920438-
Descrição: dc.descriptionA participação da organização como ente global de influência e atuação nos sistemas produtivos se mostra essencial no debate e em estudos sobre responsabilidade social e aprendizagem organizacional, principalmente quando essas questões são relacionadas a objetivos de inclusão social. Com a progressiva aceitação de abordagens e estratégias centradas na sustentabilidade, as organizações passam a enfrentar muitos desafios de gestão, condicionadas por fatores econômicos, ambientais e sociais de nova ordem. A responsabilidade social é um tema complexo, cujo constructo ainda está em desenvolvimento, assim como a prórpia aprendizagem organizacional. Ambas as abordagens são essenciais para o desenvolvimento dos estudos sobre as organizações no âmbito da ciência Administrativa e das perspectivas interdisciplinares que surgem. No entanto, as naturezas difusa e processual do fenômeno de aprendizagem organizacional de práticas de responsabilidade social não parecem estar devidamente incorporadas às pesquisas revisadas sobre essa temática, conforme se conclui de vários trabalhos de revisão de bibliografia e de medidas de aprendizagem organizacional, o que pode estar contribuindo para o enviesamento dos resultados. Em função disto, buscando compreender como os processos de aprendizagem organizacional de práticas de responsabilidade social podem ser pesquisados, medidos e analisados, incorporando a natureza processual, difusa e vaga de ambos os fenômenos, foi utilizada a lógica fuzzy, para orientar a coleta e a análise dos resultados da pesquisa, apresentando um protótipo para a medição desses processos e práticas. Para isto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma escala de medida de processos e estruturas de aprendizagem organizacional, adaptado de López, Peón e Ordás (2005). Os resultados da pesquisa permitiram apresentar o mapeamento de processos de aprendizagem organizacional em responsabilidade social e a modelagem desses resultados utilizando o sistema de inferência fuzzy. Os achados permitiram chegar a valores para a intensidade da interação entre os fatores de aprendizagem organizacional em responsabilidade social (AORS), o sugere ser um contributo relevante para melhorias na medição de processos de AORS e, consequentemente, em seus resultados e efeitos, possibilitando fundamentos mais precisos a decisões das organizações sobre práticas de responsabilidade social.-
Descrição: dc.descriptionThe organization's participation as a global entity of influence and performance in productive systems is essential in the debate and studies on social responsibility and learning, especially when these issues are related to social inclusion goals. With the progressive acceptance of approaches and strategies focused on sustainability, organizations are facing many management challenges, conditioned by new economic, environmental and social factors. As seen, social responsibility is a complex subject whose construct is still under development, as is organizational learning itself. Both approaches are essential for the development of studies on organizations in the field of business science. However, the diffuse and procedural nature of the organizational learning phenomenon of social responsibility practices does not seem to be adequately incorporated in the revised research on this subject, as can be seen from several bibliographic review and organizational learning measures. be contributing to the bias of the results. As a result, seeking to understand how the organizational learning processes of social responsibility practices can be researched, measured and analyzed, incorporating the procedural, diffuse and vague nature of both phenomena, the fuzzy logic was used to guide the collection and collection. analysis of research results. It was used as a data collection instrument a measure scale of organizational learning processes and structures, adapted from López, Peón and Ordás (2005). The research results allowed to present the mapping of organizational learning processes in social responsibility and the modeling of these results using the fuzzy inference system. The findings allowed us to arrive at values for the intensity of the interaction between the organizational learning factors in social responsibility (OLSR), suggesting that it is a relevant contribution to improvements in the measurement of OLSR processes and, consequently, in their results and effects, giving grounds. more accurate decisions of organizations about social responsibility practices.-
Descrição: dc.description104 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectLógica fuzzy-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectLógica fuzzy-
Palavras-chave: dc.subjectSocial responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational learning-
Palavras-chave: dc.subjectFuzzy logic-
Título: dc.titleProcessos de aprendizagem organizacional de práticas de responsabilidade social: um protótipo de medição com base na lógica fuzzy-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.