Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral Basso, Marise | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Simone Salomão | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Mariana Vilela | - |
Autor(es): dc.creator | Alexandre, Joana de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34546 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920437 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca investigar, através de entrevistas com professores e professoras os diferentes papéis por eles/as ocupados/as na sociedade contemporânea, uma sociedade altamente conectada e atravessada pelo mundo digital, marcada pelo fluxo quase infinito de informações e por uma velocidade de produção e compartilhamento de novos conhecimentos. Os avanços tecnológicos e seus atravessamentos na sociedade, evidenciam a necessidade de analisar os impactos dessa conjuntura na educação e nos diferentes papéis docentes que a habitam. A partir de tais inquietações foi planejada uma pesquisa qualitativa, através da entrevista de três professores/as da educação básica, de escolas pública e/ou privadas do município de São Gonçalo-RJ e/ou Niterói-RJ, em busca de escutar as narrativas docentes frente aos desafios, apresentados ao papel dos professores/as, pela sociedade emergente e suas demandas. A entrevista foi conduzida pela análise de instrumentos, na intenção de gerar contextos deliberados para o docente falar de si, orientados por lembranças evocadas pela interação dele/a com o artefato e, consequentemente, explorar sua relação com as problemáticas por ele levantadas. A partir das análises das entrevistas dos professores/as, a discussão foi no sentido de refletir a partir das inquietações, potências e desafios apresentados nas falas docentes, em diálogo com a literatura, frente ao cenário de sua atuação emergidos nas demandas do uso do celular em sala, da tecnologia como artefato cultural, e da tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Para além de focar apenas nos atravessamentos proporcionados pela tecnologia na educação, a pesquisa buscou compreender, pela fala docente, como os/as mesmos/as enxergam seu papel frente a conjuntura da sociedade discutida ao longo da entrevista. As trocas e aprendizados construídos no decorrer desta pesquisa ajudam a compreender novos caminhos a serem trilhados e explorados pela pesquisa em educação, em especial no âmbito da formação de professores, ressaltando a urgência na criação de espaços de discussão da tecnologia como artefato cultural na educação, e além, na construção de espaços formativos para instrumentação do uso dessas novas ferramentas no ensino de Biologia e Ciências. | - |
Descrição: dc.description | This work seeks to investigate, through interviews with male and female teachers, the different roles they occupy in contemporary society, a highly connected society crossed by the digital world, marked by the almost infinite flow of information and a speed of production and sharing new knowledge. Technological advances and their impact on society highlight the need to analyze the impacts of this situation on education and the different teaching roles that inhabit it. Based on these concerns, a qualitative research was planned, through interviews with three basic education teachers, from public and/or private schools in the city of São Gonçalo-RJ and/or Niterói-RJ, in an attempt to listen to the narratives teachers facing the challenges presented to the role of teachers by the emerging society and its demands. The interview was conducted by analyzing instruments, with the intention of generating deliberate contexts for the teacher to talk about themselves, guided by memories evoked by their interaction with the artifact and, consequently, exploring their relationship with the issues they raised. Based on the analysis of the teachers' interviews, the discussion aimed to reflect on the concerns, strengths and challenges presented in the teachers' speeches, in dialogue with the literature, in view of the scenario of their performance emerging from the demands of cell phone use. in the classroom, technology as a cultural artifact, and technology as a learning tool. In addition to focusing only on the crossings provided by technology in education, the research sought to understand, through teaching speech, how they see their role in the context of society discussed throughout the interview. The exchanges and learning constructed during this research help to understand new paths to be followed and explored by research in education, especially in the context of teacher training, highlighting the urgency in creating spaces for discussing technology as a cultural artifact in education, and beyond, in the construction of training spaces to instrument the use of these new tools in teaching Biology and Science. | - |
Descrição: dc.description | 74 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade Contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Função Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporary Society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Role | - |
Título: dc.title | O SER DOCENTE NO TEMPO PRESENTE: CONVERSANDO COM PROFESSORES E PROFESSORAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: