O papel do diretor na implementação da educação para o empreendedorismo em escolas de ensino médio: um estudo de caso no Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Joysinett Moraes da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0522342291643601-
Autor(es): dc.contributorCunha, Robson Moreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7455288368672137-
Autor(es): dc.contributorMariano, Sandra Regina Holanda-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4506371398515412-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Jairo de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4540152132630356-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8378527235898836-
Autor(es): dc.creatorReis, Cláudio José dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35683-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920434-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa teve como objetivo analisar o papel do diretor de escola na implementação da educação para o empreendedorismo em escolas de ensino médio, tomando, como estudo de caso, três escolas do Estado do Rio de Janeiro, que adotaram o empreendedorismo como eixo central. Com a reforma do ensino médio, instituída no Brasil, em 2017, o desenvolvimento de competências para o empreendedorismo, isto é, conhecimentos, habilidades e atitudes, passou a fazer parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orienta o currículo das escolas no ensino médio. Nesse cenário de mudança, a qualidade das práticas organizacionais implementadas nas escolas é fator crítico de sucesso para uma inserção adequada da educação para o empreendedorismo na escola. Entre tais fatores destaca-se o papel do diretor de escola para uma implementação bem-sucedida do currículo. As etapas de realização da pesquisa serviram de base para responder ao seguinte questionamento: quais práticas organizacionais do diretor favorecem a implementação do ensino do empreendedorismo em escolas da rede pública do ensino médio do Rio de Janeiro? O estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, possui caráter exploratório e de natureza aplicada, pois serve de base para elaboração de um curso de extensão visando preparar o diretor da escola para se tornar um apoiador e parceiro do projeto pedagógico centrado no empreendedorismo. Quanto aos procedimentos, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica para ampliar conhecimento sobre o tema, em seguida uma pesquisa documental para coletar dados das escolas pesquisadas, e por último uma pesquisa de campo, realizando entrevistas nas escolas. Dentre os resultados mais relevantes, na pesquisa bibliográfica, foi possível identificar, norteado pelo conceito de práticas de Schatzki, quatro principais grupos de práticas do diretor para a educação para o empreendedorismo, que são: práticas de liderança, práticas de gestão, práticas de função pedagógica e práticas de empreendedorismo. Nas visitas às escolas, identificou-se que, fatores como: as condições socioeconômicas e culturais da comunidade em que a escola está inserida, a escassez de professores, a falta de infraestrutura e a restrição de recursos financeiros, tendem a absorver parte considerável do tempo e da energia do diretor, resultando em pouca atenção a práticas de função pedagógica para potencializar o ensino de empreendedorismo. Apesar desses desafios, foi possível observar que o diretor capacitado para implementar a educação para o empreendedorismo consegue, com mais propriedade, mobilizar professores e alunos para a realização de projetos de melhoria, fomentando o empreendedorismo na escola. Na base dessa implementação, o diferencial está em práticas de liderança do diretor, servindo de exemplo empreendedor, estabelecendo direção, estimulando a coesão da equipe e promovendo a criação de uma cultura organizacional pautada no modelo participativo. Como resultado da educação para o empreendedorismo, os principais ganhos até o momento parecem estar relacionados à estratégia de tornar o aluno protagonista do seu aprendizado e de sua vida, que repercute em desenvolvimento de soft skills que podem colaborar para o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante-
Descrição: dc.descriptionThe research aimed to analyze the role of the principal in implementing entrepreneurship teaching in high schools, taking, as a case study, three schools in the State of Rio de Janeiro, which adopted entrepreneurship as their central axis. With the reform of secondary education, instituted in Brazil in 2017, the development of skills for entrepreneurship, that is, knowledge, skills and attitudes, became part of the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) that guides the curriculum of high schools. In this changing scenario, the quality of innovative organizational practices in schools is critical success factors for an adequate insertion of entrepreneurship teaching in schools. Among these factors, the role of the principal in successfully improving the curriculum stands out. The stages of carrying out the research served as the basis for answering the following question: which organizational practices of the principal favor the implementation of entrepreneurship teaching in public secondary schools in Rio de Janeiro? The study is characterized by a qualitative approach, has an exploratory and applied nature, as it will serve as a basis for making of an extension course aimed at preparing the school director to become a supporter and partner of the pedagogical project focused on entrepreneurship. As for the procedures, initially a bibliographical research was carried out to expand knowledge on the topic, then a documentary research to collect data from the schools researched, and finally, field research, conducting interviews in schools. Among the most relevant results, in the bibliographical research, it was possible to identify, guided by Schatzki's concept of practices, four main groups of director practices for entrepreneurial education, which are: leadership practices, management practices, pedagogical practices and entrepreneurship practices. During visits to schools, it was identified that factors such as: socioeconomic and cultural conditions of the community in which the school is located, shortage of teachers, lack of infrastructure and restriction of financial resources tend to absorb a considerable part of the principal time and energy, resulting in little attention to pedagogical practices to enhance entrepreneurship teaching. Despite these challenges, it was possible to observe that the principal trained to implement entrepreneurial education is able, more effectively, to mobilize teachers and students to carry out improvement projects, encouraging entrepreneurship at school. At the base of this implementation, the difference lies in the principal's leadership practices, serving as an entrepreneurial example, establishing direction, stimulating team cohesion and promoting the creation of an organizational culture based on the participatory model. As a result of entrepreneurial education, the main gains so far seem to be related to the strategy of making the student the protagonist of their learning and their lives, which results in the development of soft skills capable of changing the direction of their life trajectory-
Descrição: dc.description120 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectDiretor de escola-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas organizacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o empreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectSchool principal-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational practices-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship education-
Título: dc.titleO papel do diretor na implementação da educação para o empreendedorismo em escolas de ensino médio: um estudo de caso no Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.