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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1669330469408012 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eliane Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5088894307129020 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramirez, Esther Justina | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eliane Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5088894307129020 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Carlos Eduardo Peres | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9115857306918225 | - |
Autor(es): dc.contributor | Leão, Diva Cristina Morett Romano | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5091752469122850 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8555527947935253 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Mônica Moura da Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34569 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920433 | - |
Descrição: dc.description | O sonho de ser mãe e a expectativas em torno do nascimento de um filho seguem na vida de muitas mulheres. Quando uma criança é diagnosticada com alguma alteração física, intelectual ou comportamental, nasce uma mãe atípica. As transformações no cotidiano familiar, adequação para assistência ao portador de deficiências, abandono social e até mesmo familiar são questões vivenciadas por esta mulher. O sorriso é a forma de expressar alegrias e emoções, o motivo do sorriso de uma mãe com um filho portador de deficiência pode estar relacionado a pequenas evoluções motoras, intelectuais e comportamentais de seu filho. Este trabalho teve como objeto de estudo a ressignificação do sorriso na maternidade atípica. Como objetivo geral pretendeu-se compreender como a mulher com filhos portadores de deficiências percebe seu papel dentro da maternidade atípica. Como objetivos específicos almejou-se descrever como a mulher com filhos portadores de deficiências ressignificam seu sorriso frente maternidade atípica a partir do referencial teórico de Merleau Ponty e Henry Bergson. O estudo se caracterizou como descritivo de campo, qualitativo, e o cenário da pesquisa foi Centro de Especialidades Odontológicas do Município de Paty do Alferes no Centro-Sul Fluminense. Participaram do estudo mulheres com filhos portadores de deficiência baseado pelas questões norteadoras: Como a mulher com filhos portadores de deficiências percebe seu papel dentro da maternidade atípica? Como a mulher com filhos portadores de deficiências ressignificam seu sorriso frente à maternidade atípica? Como as mulheres percebem a maternidade atípica? Os dados inerentes às entrevistas e aos instrumentos de registro das expressões relacionadas à narratividade do corpo se complementaram e se reafirmaram entre si, resultando em três categorias:1) Ser mãe de um filho portador de deficiências: o filho como extensão do corpo próprio a categoria revela a dimensão emocional das mães, que enfrentam desafios cotidianos e dilemas morais complexos; 2) Intersubjetividade: Vida pessoal e suas singularidades demonstra no relato das participantes a ideia de que a sua realidade de vida é incompreendida; 3) Futuro, expectativas e anseios: Ressignificando o sorriso, avaliou-se que os medos e receios são vivenciados de forma individual, já que cada mãe tem suas próprias expectativas e anseios para o futuro de seus filhos. Mediante as evidências encontradas, confirmamos que o ressignificado do sorriso na maternidade está diretamente ligado às experiências, emoções e sensações vivenciadas pela mulher. O presente trabalho trás como relevância, a reflexão acerca da empatia profissional para com o outro auxilia a produzir, em coexistência, o cuidado a partir do contexto sociocultural, contribuindo para o fortalecimento das Ciências do Cuidado em Saúde. | - |
Descrição: dc.description | The dream of being a mother and the expectations surrounding the birth of a child continue in the lives of many women. When a child is diagnosed with any physical, intellectual or behavioral change, an atypical mother is born. Transformations in family daily life, adaptation to assist people with disabilities, social and even family abandonment are issues experienced by this woman. A smile is a way of expressing joy and emotions. The reason for a mother's smile with a child with a disability may be related to small motor, intellectual and behavioral developments in her child. This work had as its object of study the reframing of the smile in atypical motherhood. The general objective was to understand how women with children with disabilities perceive their role within atypical motherhood. As specific objectives, we aimed to describe how women with children with disabilities give new meaning to their smile when faced with atypical motherhood based on the theoretical framework of Merleau Ponty and Henry Bergson. The study was characterized as field descriptive, qualitative, and the research setting was the Dental Specialties Center of the Municipality of Paty do Alferes in the Center-South of Fluminense. Women with children with disabilities participated in the study based on the guiding questions: How do women with children with disabilities perceive their role within atypical motherhood? How do women with children with disabilities give new meaning to their smile in the face of atypical motherhood? How do women perceive atypical motherhood? The data inherent to the interviews and the instruments for recording expressions related to the narrative of the body complemented and reaffirmed each other, resulting in three categories: 1) Being a mother of a child with disabilities: the child as an extension of one's own body the category reveals the emotional dimension of mothers, who face daily challenges and complex moral dilemmas; 2) Intersubjectivity: Personal life and its singularities demonstrate in the participants' reports the idea that their reality of life is misunderstood; 3) Future, expectations and desires: Reframing the smile, it was assessed that fears and concerns are experienced individually, as each mother has her own expectations and desires for her children's future. Based on the evidence found, we confirm that the new meaning of smiling in motherhood is directly linked to the experiences, emotions and sensations experienced by women. The present work brings as relevance the reflection on professional empathy towards others helps to produce, in coexistence, care from the sociocultural context, contributing to the strengthening of Health Care Sciences. | - |
Descrição: dc.description | El sueño de ser madre y las expectativas que rodean el nacimiento de un hijo continúan en la vida de muchas mujeres. Cuando a un niño se le diagnostica algún cambio físico, intelectual o de comportamiento nace una madre atípica. Las transformaciones en la vida cotidiana familiar, la adaptación para atender a personas con discapacidad, el abandono social e incluso familiar son problemáticas que vive esta mujer. La sonrisa es una forma de expresar alegría y emociones, el motivo de la sonrisa de una madre con un niño con discapacidad puede estar relacionado con pequeños desarrollos motores, intelectuales y conductuales de su hijo. Este trabajo tuvo como objeto de estudio el replanteamiento de la sonrisa en la maternidad atípica. El objetivo general fue comprender cómo las mujeres con hijos con discapacidad perciben su rol dentro de la maternidad atípica. Como objetivos específicos nos propusimos describir cómo mujeres con hijos con discapacidad dan un nuevo significado a su sonrisa ante una maternidad atípica a partir del marco teórico de Merleau Ponty y Henry Bergson. El estudio se caracterizó como descriptivo de campo, cualitativo, y el escenario de la investigación fue el Centro de Especialidades Odontológicas del Municipio de Paty do Alferes, en el Centro-Sur de Fluminense. Mujeres con hijos con discapacidad participaron del estudio a partir de las preguntas orientadoras: ¿Cómo perciben las mujeres con hijos con discapacidad su rol dentro de la maternidad atípica? ¿Cómo las mujeres con hijos con discapacidad dan un nuevo significado a su sonrisa ante una maternidad atípica? ¿Cómo perciben las mujeres la maternidad atípica? Los datos inherentes a las entrevistas y los instrumentos de registro de expresiones relacionadas con la narrativa del cuerpo se complementaron y reafirmaron, resultando en tres categorías: 1) Ser madre de un niño con discapacidad: el niño como extensión del propio cuerpo la categoría revela la dimensión emocional de las madres, que enfrentan desafíos diarios y dilemas morales complejos; 2) Intersubjetividad: La vida personal y sus singularidades demuestran en los relatos de los participantes la idea de que su realidad de vida es incomprendida; 3) Futuro, expectativas y deseos: Replanteando la sonrisa, se evaluó que los miedos y preocupaciones se viven individualmente, ya que cada madre tiene sus propias expectativas y deseos para el futuro de sus hijos. A partir de las evidencias encontradas, confirmamos que el nuevo significado de la sonrisa en la maternidad está directamente relacionado con las vivencias, emociones y sensaciones que experimentan las mujeres. El presente trabajo trae como relevancia la reflexión sobre la empatía profesional hacia los demás ayuda a producir, en la convivencia, cuidados desde el contexto sociocultural, contribuyendo al fortalecimiento de las Ciencias del Cuidado de la Salud. | - |
Descrição: dc.description | Le rêve d’être mère et les attentes entourant la naissance d’un enfant perdurent dans la vie de nombreuses femmes. Lorsqu’un enfant reçoit un diagnostic de changement physique, intellectuel ou comportemental, une mère atypique naît. Transformations du quotidien familial, adaptation pour venir en aide aux personnes handicapées, abandon social voire familial sont des problématiques vécues par cette femme. Le sourire est une façon d'exprimer la joie et les émotions. La raison du sourire d'une mère avec un enfant handicapé peut être liée aux petits développements moteurs, intellectuels et comportementaux de son enfant. Ce travail avait pour objet d'étude le recadrage du sourire dans la maternité atypique. L'objectif général était de comprendre comment les femmes ayant des enfants handicapés perçoivent leur rôle au sein de la maternité atypique. Comme objectifs spécifiques, nous avions pour objectif de décrire comment les femmes ayant des enfants handicapés donnent un nouveau sens à leur sourire face à une maternité atypique en nous basant sur le cadre théorique de Merleau Ponty et Henry Bergson. L'étude a été caractérisée comme étant descriptive de terrain, qualitative et le cadre de recherche était le Centre de Spécialités Dentaires de la Municipalité de Paty do Alferes, dans le Centre-Sud de Fluminense. Les femmes ayant des enfants handicapés ont participé à l'étude sur la base des questions directrices : Comment les femmes ayant des enfants handicapés perçoivent-elles leur rôle dans la maternité atypique ? Comment les femmes ayant des enfants handicapés donnent-elles un nouveau sens à leur sourire face à une maternité atypique ? Comment les femmes perçoivent-elles la maternité atypique ? Les données inhérentes aux entretiens et les instruments d'enregistrement des expressions liées au récit du corps se complètent et se réaffirment, aboutissant à trois catégories : 1) Être mère d'un enfant handicapé : l'enfant comme extension de son propre corps la catégorie révèle la dimension émotionnelle des mères, confrontées à des défis quotidiens et à des dilemmes moraux complexes ; 2) Intersubjectivité : La vie personnelle et ses singularités démontrent dans les rapports des participants l'idée que leur réalité de vie est incomprise ; 3) Avenir, attentes et désirs : En recadrant le sourire, il a été évalué que les peurs et les peurs sont vécues individuellement, car chaque mère a ses propres attentes et désirs pour l'avenir de ses enfants. Sur la base des preuves trouvées, nous confirmons que le nouveau sens du sourire pendant la maternité est directement lié aux expériences, émotions et sensations vécues par les femmes. Le présent travail apporte comme pertinence la réflexion sur l'empathie professionnelle envers autrui qui aide à produire, en coexistence, des soins issus du contexte socioculturel, contribuant au renforcement des sciences de la santé. | - |
Descrição: dc.description | 155 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Mãe-Filho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com Deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Mãe-Filho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com Deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mother-Child Relationships | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phenomenology | - |
Palavras-chave: dc.subject | People With Disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepción | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relaciones Madre-Hijo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personas con Discapacidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relations Mère-Enfant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phénoménologie | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personnes Handicapées | - |
Título: dc.title | Ressignificado do sorriso na maternidade atípica: uma perspectiva em Henry Bergson e Merleau- Ponty | - |
Título: dc.title | Resignification of the smile in atypical maternity: a Merleaupontian perspective | - |
Título: dc.title | Resignificación de la sonrisa en la maternidad atípica: una perspectiva merleaupontiana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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