O impacto da pandemia de covid-19 sobre a comercialização de alimentos advindos de agricultura orgânica no estado do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNakajima, Vânia Mayumi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7552024622546880-
Autor(es): dc.contributorLourenço, Maristela Soares-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0631414194537084-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Silvia Eliza Almeida Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9062811018583569-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7096065677344242-
Autor(es): dc.creatorSousa, Larissa Venancio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920429-
Descrição: dc.descriptionrápida troca de informações contemporânea contribui para ascensão de pautas sobre agricultura orgânica, que são refletidas na mesa do consumidor. Em meio a construções de ciclos de cultivo de produtos orgânicos, no final do ano de 2019 surge o vírus Covid – 19. O isolamento social que prevenia suas principais formas de contágio, por outro lado, trouxe prejuízos à alguns setores da economia. Levando em consideração os principais canais de vendas desses agricultores no estado do Rio de Janeiro e a interferência que um isolamento social pode gerar nesse comércio, justifica-se o estudo, que objetiva compreender e analisar o impacto da pandemia de Covid-19 na comercialização de alimentos orgânicos no estado do Rio de Janeiro. Elaborou-se um questionário online, que foi disponibilizado através da plataforma Google Forms. Foram obtidas 40 respostas válidas e análise de resultados foi diagnóstica, através de correlações e representações gráficas. O grupo de entrevistados foi formado em sua maioria por agricultores de 40 a 59 anos, prevalecendo o sexo masculino. A maior parte destes entrevistados alegou que não houve dificuldade para aquisição de insumos para produção durante o período de pandemia. A higienização de alimentos e cuidados na manipulação foram alterados em 65% dos casos, sendo incorporados uso de máscaras, luvas e álcool e "higienização com cloro". Em contrapartida, em se tratando de termo de Boas Práticas de Manipulação, somente 52,50% alegaram já ter ouvido falar deste assunto. Para a comercialização de produtos orgânicos, a pandemia de Covid-19 foi um período de mudanças cruciais sobre a visão do negócio - e de adaptação bem-sucedida a muitos destes agricultores - visto que para 50% dos entrevistados o volume de vendas se manteve ou aumentou após a instauração do isolamento social. A principal justificativa encontra-se na utilização da internet como meio de comercialização destes produtos orgânicos. Enfim, acredita-se que, este trabalho contribuiu para melhor compreensão acerca da comercialização de alimentos orgânicos após a instauração da pandemia de Covid-19, bem como seus efeitos e as soluções desenvolvidas por aqueles que precisaram se reinventar para sobreviver em um momento tão crítico.-
Descrição: dc.descriptionThe current quick exchange of information contributes to the rise of conversations about organic agriculture, which are reflected on the consumer's table. In the midst of the construction of organic product cultivation cycles, in the end of 2019 the Covid-19 virus emerges. The social isolation that prevented its main forms of contagion, on the other hand, has caused damage to some sectors of the economy. Taking into account the main sales channels of these farmers in the state of Rio de Janeiro and the interference that social isolation can generate in this trade, this study is justified by the objective to understand and analyze the impact of the Covid-19 pandemic on the commercialization of organic foods in the state of Rio de Janeiro. An online questionnaire was developed, which was made available through the Google Forms platform. Forty valid answers were obtained and the analysis of results was diagnostic, through correlations and graphical representations. The group of interviewees was formed mostly by farmers from 40 to 59 years old, with a predominance of males. Most of these interviewees claimed that there was no difficulty in acquiring inputs for production during the pandemic period. Food hygiene and handling protocols were changed in 65% of cases, with the use of masks, gloves and alcohol and "chlorine hygiene". On the other hand, when we talk about the term Best Practices of Manipulation, only 52.50% claimed to have heard of this subject. For the marketing of organic products, the Covid-19 pandemic was a period of crucial business changes - and successful adaptation for many of these farmers - taking into account that for 50% of respondents, sales remained or increased after the establishment of social isolation. The main reason is the use of the internet as a marketing channel for these organic products. As a conclusion, it is believed that this work contributed to a better understanding about the commercialization of organic foods after the Covid-19 pandemic began, as well as its effects and the solutions-
Descrição: dc.description66 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectComercialização de Produtos-
Palavras-chave: dc.subjectIsolamento Social-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura Orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectComércio-
Palavras-chave: dc.subjectComercialização de produtos-
Palavras-chave: dc.subjectIsolamento social-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic Agriculture-
Palavras-chave: dc.subjectProducts Commerce-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Isolation-
Título: dc.titleO impacto da pandemia de covid-19 sobre a comercialização de alimentos advindos de agricultura orgânica no estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.