A escrita do gênero projeto de pesquisa como processo formativo de professores e professoras da educação básica: leituras dialógicas de um curso de extensão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Jéssica do Nascimento-
Autor(es): dc.contributorVieira, Danuse Pereira-
Autor(es): dc.creatorPignaton, Ketheleen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35807-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920420-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga a formação continuada de professoras da educação básica e sua relação intrínseca com os letramentos acadêmicos, focalizando o contexto específico do Curso de Escrita Acadêmica: o Gênero Projeto de Pesquisa, promovido pelo programa de ensino e extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA), da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo geral foi analisar os discursos dessas professoras ao longo de nove encontros, buscando compreender como as experiências de letramento acadêmico e o processo autoral de elaboração de um projeto de pesquisa para ingresso no mestrado influenciam a formação acadêmica e profissional. Os objetivos específicos foram: (i) levantar os conhecimentos prévios das professoras sobre o gênero projeto de pesquisa e explorar suas histórias de letramento acadêmico; (ii) compreender as expectativas das professoras em relação ao curso de extensão e à sua inserção na esfera discursiva acadêmica; (iii) identificar as principais dificuldades das professoras no processo de elaboração de projetos de pesquisa; e (iv) refletir sobre o curso como uma prática pedagógica de orientação acadêmica coletiva, analisando suas contribuições para a formação das professoras como sujeitos autônomos e autorais. O quadro teórico da pesquisa fundamentou-se nos estudos bakhtinianos da linguagem (Bakhtin, 2011; Bakhtin; Volóchinov, 1981) e nos Estudos do Letramento (Street, 2017; Lea; Street, 2014; Soares, 2004). A discussão sobre formação continuada de professores e a necessidade de formação do professor pesquisador complementaram o embasamento teórico (Candau, 1997; Esteban; Zaccur, 2002; Freire, 2021; Nóvoa, 2019), explorando a importância da educação permanente para o desenvolvimento profissional docente. A metodologia adotada foi a Análise Dialógica do Discurso (ADD). Objetivando compreender, mediante criação de categorias de análise, a produção de sentidos das professoras sobre suas formações docentes durante o curso de escrita acadêmica. Foram utilizados dois formulários (de inscrição e de avaliação do curso), além de registros em caderno de campo e das gravações dos encontros, permitindo uma análise detalhada dos discursos das participantes. Como principais resultados, ressalta-se a relevância da aproximação com as práticas discursivas acadêmicas na formação da identidade e autonomia docentes, essenciais para o desenvolvimento profissional e educacional das professoras.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates the continuing education of basic education teachers and its intrinsic relationship with academic literacies, focusing on the specific context of the Academic Writing Course: the Genre Research Project, promoted by the teaching and extension program Academic Literacy Laboratory (LabLA) , from the Fluminense Federal University (UFF). The general objective was to analyze the speeches of these teachers over nine meetings, seeking to understand how academic literacy experiences and the authorial process of preparing a research project for entry into the master's degree influence academic and professional training. The specific objectives were: (i) to survey the teachers' prior knowledge about the research project genre and explore their academic literacy histories; (ii) understand the teachers' expectations regarding the extension course and its insertion in the academic discursive sphere; (iii) identify the main difficulties faced by teachers in the process of preparing research projects; and (iv) reflect on the course as a pedagogical practice of collective academic orientation, analyzing its contributions to the training of teachers as autonomous and authorial subjects. The theoretical framework of the research was based on Bakhtinian language studies (Bakhtin, 2011; Bakhtin; Volóchinov, 1981) and Literacy Studies (Street, 2017; Lea; Street, 2014; Soares, 2004). The discussion about continuing teacher training and the need for teacher-researcher training complemented the theoretical basis (Candau, 1997; Esteban; Zaccur, 2002; Freire, 2021; Nóvoa, 2019), exploring the importance of continuing education for teacher professional development. The methodology adopted was Dialogical Discourse Analysis (ADD), seeking to understand, through the creation of analysis categories, the production of meanings of teachers about their teaching training during the academic writing course. Two forms were used (registration and course evaluation), as well as records in a field notebook and recordings of the meetings, allowing a detailed analysis of the participants' speeches. As main results, the relevance of approaching academic discursive practices in the formation of teaching identity and autonomy, essential for the professional and educational development of teachers, is highlighted.-
Descrição: dc.description104 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetramentos acadêmicos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação do professor pesquisador-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de extensão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisador-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic literacies-
Palavras-chave: dc.subjectResearch teacher training-
Palavras-chave: dc.subjectExtension course-
Palavras-chave: dc.subjectResearch project-
Título: dc.titleA escrita do gênero projeto de pesquisa como processo formativo de professores e professoras da educação básica: leituras dialógicas de um curso de extensão-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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