
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Victor dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Sonia Regina Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Yamasaki, Alice Akemi | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Cauê Torres de Oliveira Guedes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34732 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920413 | - |
| Descrição: dc.description | Este relato surge da interação entre licenciandos da UFF e alunos do Ensino Médio, de escola pública de Niterói, realizada através da atividade pedagógica Oficina Interativa (OI) “Baú de Pandora – Sistema Geocêntrico e Heliocêntrico”, desempenhando papel importante na formação de futuros educadores, direcionando-os ao exercício da prática pedagógica que busca uma educação problematizadora enraizada no espírito crítico-criativo. O caráter interdisciplinar da OI, os conhecimentos das ciências da natureza e o contexto histórico e social foram problematizados para questionar, impactar e despertar a consciência dos estudantes sobre o mundo, para reflexão sobre os impactos sociais na construção do conhecimento científico. | - |
| Descrição: dc.description | This report arises from the interaction between UFF graduates and high school students from a public school in Niterói, carried out through the pedagogical activity Interactive Workshop (IW) “Pandora's box – Geocentric and Heliocentric Systems”, laying an important role in the training of future educators, directing them to exercise pedagogical practice that seeks a problematizing education rooted in the critical-creative spirit. The interdisciplinary character of IW, knowledge of natural sciences and the historical and social context were problematized to question, impact and awaken students' awareness of the world, to reflect on the social impacts on the construction of scientific knowledge | - |
| Formato: dc.format | 13 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
| Título: dc.title | Baú de Pandora – sistema geocêntrico e heliocêntrico: um “jogo-aula” para formar sujeitos de direitos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Relatório | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: