Baú de Pandora – sistema geocêntrico e heliocêntrico: um “jogo-aula” para formar sujeitos de direitos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Victor dos Santos-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Sonia Regina Alves-
Autor(es): dc.creatorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.creatorCosta, Cauê Torres de Oliveira Guedes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34732-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920413-
Descrição: dc.descriptionEste relato surge da interação entre licenciandos da UFF e alunos do Ensino Médio, de escola pública de Niterói, realizada através da atividade pedagógica Oficina Interativa (OI) “Baú de Pandora – Sistema Geocêntrico e Heliocêntrico”, desempenhando papel importante na formação de futuros educadores, direcionando-os ao exercício da prática pedagógica que busca uma educação problematizadora enraizada no espírito crítico-criativo. O caráter interdisciplinar da OI, os conhecimentos das ciências da natureza e o contexto histórico e social foram problematizados para questionar, impactar e despertar a consciência dos estudantes sobre o mundo, para reflexão sobre os impactos sociais na construção do conhecimento científico.-
Descrição: dc.descriptionThis report arises from the interaction between UFF graduates and high school students from a public school in Niterói, carried out through the pedagogical activity Interactive Workshop (IW) “Pandora's box – Geocentric and Heliocentric Systems”, laying an important role in the training of future educators, directing them to exercise pedagogical practice that seeks a problematizing education rooted in the critical-creative spirit. The interdisciplinary character of IW, knowledge of natural sciences and the historical and social context were problematized to question, impact and awaken students' awareness of the world, to reflect on the social impacts on the construction of scientific knowledge-
Formato: dc.format13 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Título: dc.titleBaú de Pandora – sistema geocêntrico e heliocêntrico: um “jogo-aula” para formar sujeitos de direitos-
Tipo de arquivo: dc.typeRelatório-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.