Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Joana D'Arc Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | La Barre, Jorge de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Mannuela Ramos da | - |
Autor(es): dc.creator | Velloso, Vitor da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35115 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920407 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação visa demonstrar a presença e as formas de inserção do cinema brasileiro nas principais seleções dos festivais de Cannes e Berlim no recorte temporal de 2008-2021. Utilizando como referencial teórico o Film Festival Studies e as teorias sociais de Becker e Renato Ortiz, para construir as características do circuito de festivais, sua história e hierarquias. Para debatermos números do cinema brasileiro e a importância da seleção para a Palma de Ouro e Urso de Ouro, utilizamos os sites oficiais dos eventos e o Observatório do Cinema Brasileiro como base para exposição de alguns dados dos filmes que disputaram as mostras competitivas, como o número de salas ocupadas pelas respectivas obras e o número de espectadores. Para demonstrar a diferença, em números, entre filmes que circularam em Cannes e Berlim de outras obras, utilizamos filmes que foram premiados no Festival de Brasília, levantando os mesmos dados. Além disso, a análise comparativa entre a sinopse oficial e a sinopse disponibilizada no Press kit foi importante para demonstrar a distinção na apresentação desenvolvida para diferentes públicos. Assim foi possível notar que a seleção de um filme brasileiro para as duas principais mostras de Cannes e Berlim, não necessariamente garante uma boa distribuição no circuito comercial nacional, mas pode ajudar a conseguir contratos de distribuição melhores, ou maiores. Por fim, buscamos oferecer algumas perspectivas desse mercado cinematográfico para tentarmos mapear os graus de influência para uma inserção em festivais. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to demonstrate the presence and forms of insertion of Brazilian cinema in the main selections of the Cannes and Berlin festivals in the time frame of 2008-2021. Using Film Festival Studies and the social theories of Becker and Renato Ortiz as theoretical references, it constructs the characteristics of the festival circuit, its history, and hierarchies. To discuss the numbers of Brazilian cinema and the importance of the selection for the Palme d'Or and Golden Bear, we use the official event websites and the Brazilian Cinema Observatory as the basis for presenting some data on the films competing in the competitive shows, such as the number of theaters occupied by the respective works and the number of viewers. To demonstrate the difference, in numbers, between films that circulated in Cannes and Berlin and other works, we use films that were awarded at the Brasília Festival, collecting the same data. Furthermore, the comparative analysis between the official synopsis and the synopsis available in the Press Kit was important to demonstrate the distinction in the presentation developed for different audiences. Thus, it was possible to note that the selection of a Brazilian film for the two main shows of Cannes and Berlin does not necessarily guarantee good distribution in the national commercial circuit but can help to achieve better or larger distribution contracts. Finally, we seek to offer some perspectives on this film market to try to map the degrees of influence for an insertion in festivals. | - |
Descrição: dc.description | 141 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Berlim | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cannes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuito de festivais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Festivais de cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Festival de cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cannes (França) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Berlim (Alemanha) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Berlin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cannes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Festival circuit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Film festivals | - |
Título: dc.title | A presença do cinema brasileiro em Berlim e Cannes (2008-2021): estrutura de mercado e redes de exibição | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: