A Lapa boêmia e a Lapa reificada como lugar do espetáculo: uma análise da produção do lugar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Márcio Piñon de-
Autor(es): dc.contributorEgler, Tamara Tania Cohen-
Autor(es): dc.contributorSerpa, Angelo Szaniecki Perret-
Autor(es): dc.contributorCosta, Rogério Haesbaert da-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Jorge Luiz-
Autor(es): dc.creatorBartoly, Flávio Sampaio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920404-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem como objetivo principal compreender o processo de “revitalização” da Lapa a partir dos significados e representações historicamente atribuídos ao bairro. Partimos da hipótese de que há uma “convivência” entre um processo de “revitalização” de cunho espetacular (no sentido situacionista do termo) e a permanência, não só da degradação do espaço da Lapa, como também da boemia e da moradia como formas de vivência do bairro. O apelo à história boêmia do bairro e sua enorme influência no “jeito carioca de ser”, tornaramse armas fundamentais para a retomada da visibilidade da Lapa, agora como um local “de retorno às raízes culturais” da cidade. Neste sentido, esta questão torna-se parte das discussões acerca da mundialização dos lugares, o que, por conseguinte, coloca a geografia no centro dos debates. As influências globais que são carregadas pelos frequentadores e pelas casas de shows misturam-se à história e às lendas do bairro na produção de um lugar fecundo de representações. Na verdade, esta reflexão nasceu a partir da expectativa de chamar a atenção para a importância da renovação do conceito de lugar, diante do descolamento entre abordagens “tradicionais” e a realidade urbana contemporânea. O lugar como uma porção (objetiva) do espaço plena de significados, que são atribuídos pelos indivíduos e que não são absolutos e nem estão necessariamente em oposição às influências globais, constitui a base fundamental das perspectivas de renovação conceitual. Com isso, propomos uma análise que privilegie as representações e os significados expressos pelas imagens da malandragem, da prostituição, da decadência, da revalorização, da musicalidade e do florescimento da criatividade que são constantemente agregados às novas casas de shows e à revitalização da Lapa de modo geral. Lançar mão da observação participativa e de questionários para frequentadores e moradores, mostrou-se uma estratégia fundamental para que os sujeitos e as representações ganhassem maior destaque em nossa reflexão. Assim, para desenvolver uma abordagem das ambivalências da Lapa através do conceito de lugar renovado, definimos a seguinte sequência: O capítulo 1 trata dos limites e possibilidades de uma resposta ao nosso questionamento principal, a partir da renovação mais recente do conceito de lugar. Sem dúvida, um dos fatores mais importantes dessa “revitalização” é o destaque do conteúdo histórico do espaço, o que nos estimula à tarefa de repensar o conceito de lugar. No segundo capítulo, lançamo-nos ao desafio de buscar ambivalências socioespaciais representativas na/da Lapa, com vistas a compreender se a lógica espacial que identificamos atualmente possui ecos no passado e na atualidade. Em seguida, tentaremos construir a ideia do lugar do espetáculo como uma via de compreensão de uma das dimensões da vida atual na Lapa. Por fim, no capítulo 4 tentaremos demonstrar nossa hipótese de que atualmente a lógica do espaço da Lapa é fundada predominantemente na “convivência” da espetacularização com a vivência do bairro através da boemia e da moradia.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis has as main objective to understand the process of “revitalization” of Lapa from the meanings and representations historically assigned to the neighborhood. We start from the hypothesis that there is a "coexistence" between a spectacular (in the Situationist sense of the term) revitalization process with the degradation of the space of Lapa, the bohemian and housing as ways of living. The history of the bohemian neighborhood and its enormous influence on "Carioca way of being", have become key weapons for the resumption of the visibility of Lapa, now as a place "to return to cultural roots" of the city. In this sense, this issue becomes part of the discussions about the globalization of places, which therefore puts geography at the center of debates. Global influences that are loaded by the players and the venues blend the history and legends of the neighborhood in producing a place full of representations. In fact, this reflection was born from the expectation to draw attention to the importance of renewing the concept of place, which produces an approach more representative of contemporary urban reality. The place as a portion (objective) of space full of meanings, which are assigned by individuals and are not absolute and are not necessarily opposed to global influences, constitutes the fundamental basis to the conceptual renewal. We propose an analysis that emphasizes the representations and meanings expressed by the images of trickery, prostitution, decadence, the revaluation, the musicality and the flowering of creativity that is constantly aggregated to new venues and the revitalization of Lapa in general. The participant observation and questionnaires for users and dwellers were key strategies to give prominence to individuals and representations. Thus, to develop an approach of Lapa’s ambivalences through the renewing concept of place, we define the following sequence: The first chapter deals with the limits and possibilities of an answer to our main question, through the renovation of place. Undoubtedly, one of the most important factors of this "spatial logic ambivalent" is the highlight of the historical content of Lapa, which encourages us to the task of rethinking the concept of place. In the second chapter, we accept the challenge to search for space representations of Lapa’s ambivalences, in order to verify if this spatial logic that we identified, has echoes on the past and at the present. Then, we try to build the idea of “place of spectacle” as a way of understanding the dimensions of the current life in Lapa in the context of “revitalization”. Finally, in Chapter 4 we will argue our hypothesis that currently the logical space of Lapa is based predominantly on the "coexistence" of the spectacle with the experience neighborhood through the bohemian and housing.-
Descrição: dc.description258 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLugar-
Palavras-chave: dc.subjectLapa-
Palavras-chave: dc.subjectEspetáculo-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectBoemia-
Palavras-chave: dc.subjectLapa (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPlace-
Palavras-chave: dc.subjectLapa-
Palavras-chave: dc.subjectSpectacle-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentations-
Título: dc.titleA Lapa boêmia e a Lapa reificada como lugar do espetáculo: uma análise da produção do lugar-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.