Cultura do cancelamento e o tribunal da internet: : rupturas de performances de si no BBB21

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInocêncio, Luana-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Geisa-
Autor(es): dc.contributorRezende, Renata-
Autor(es): dc.creatorGiunti, Débora Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34250-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920382-
Descrição: dc.descriptionO trabalho visa compreender os processos de construção identitária atravessados pela cultura do cancelamento e pelo tribunal da internet, tendo em vista a relação entre superexposição, autenticidade e hipervigilância nos sites de redes sociais. Para tanto, parte-se das concepções goffmanianas sobre performances de si, segundo as quais atores sociais reivindicam “fachadas” a fim de, em geral, manter uma “coerência expressiva”, ambas suscetíveis a rupturas - especialmente em contextos espetacularizados como os de reality shows. Com base nessas perspectivas, foram analisados conteúdos compartilhados no Twitter referentes às trajetórias de cancelamento de Karol Conká, Nego Di e Projota no Big Brother Brasil 21, que não parecem motivadas apenas pelos desvios de conduta em si.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to understand the processes of identity construction crossed by the cancel culture ruled by a digital court, regarding the relationship between overexposure, authenticity, and hypervigilance on social networking sites. For that, Goffmanian concepts about self-performance are used, according to which social actors claim “facades” to generally maintain an “expressive coherence”, both susceptible to ruptures - especially in a spectacle context such as reality shows. Based on these perspectives, Twitter posts linked to the cancellation journeys of Karol Conká, Nego Di, and Projota on Big Brother Brasil 21 were analyzed and lead to believe that the call-outs do not seem to be motivated only by the misconducts themselves.-
Descrição: dc.description57 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCultura do cancelamento-
Palavras-chave: dc.subjectRuptura de performances-
Palavras-chave: dc.subjectBBB21-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectReality shows (Programa de televisão)-
Palavras-chave: dc.subjectCancel culture-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance rupture-
Palavras-chave: dc.subjectBBB21-
Título: dc.titleCultura do cancelamento e o tribunal da internet: : rupturas de performances de si no BBB21-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.