Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Eilbaum, Lucía | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Letícia de Luna | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Priscila Tavares dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Lenin dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Mouzinho, Glaucia Maria Pontes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4011542353815381 | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Flávia Vidal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33991 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920379 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese tem como objetivo principal compreender os diferentes aspectos do morar em determinado lugar de moradia: no Residencial São Marcos, em Cataguases, Minas Gerais. Por meio do trabalho de campo etnográfico, busquei observar as percepções acerca do acesso à moradia, do processo de mudança e das relações sociais de vizinhança. O residencial São Marcos é resultado da política pública de habitação que começa em 2007, a partir da tradicional doação de terrenos por parte da prefeitura, passando para o formato do Programa Minha Casa Minha Vida conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em 2011, culminando na mudança dos beneficiários para o novo endereço em 2014. Em uma longa experiência de espera, os meus interlocutores experimentaram as incertezas do acesso; as alegrias de receber a moradia - vista predominantemente como uma dádiva e não como um direito - as frustrações e desafios decorrentes tanto da falta de ingerência no processo de aquisição de suas moradias quanto das descontinuidades da política pública habitacional. Durante o trabalho de campo busco observar e compreender o processo de constituição do novo endereço, as moralidades que orientam as práticas e as distinções sobre as formas de morar (bairro, condomínio, casa e apartamento), os usos do espaço e as diferentes sociabilidades. | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this thesis is to understand the different aspects of living in a certain place of residence: at Residencial São Marcos, in Cataguases, Minas Gerais. Through ethnographic fieldwork, I sought to observe perceptions about access to housing, the process of change and neighborhood social relations. Residencial São Marcos is the result of the public housing policy that began in 2007, from the traditional donation of land by the city hall, passing to the format of the Minha Casa Minha Vida Program conducted by social assistance in 2011, culminating in the change of beneficiaries to the new address in 2014. In a long waiting experience, my interlocutors experienced the uncertainties of access; the joys of receiving housing - predominantly seen as a gift and not a right - the frustrations and challenges arising both from the lack of interference in the process of acquiring their homes and from the discontinuities of public housing policy. During the fieldwork, I seek to observe and understand the process of constituting the new address, the moralities that guide the practices and the distinctions about the ways of living (neighborhood, condominium, house and apartment), the uses of space and the different sociability. | - |
Descrição: dc.description | 235 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | PMCM Cataguases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política habitacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociabilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à moradia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política habitacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | PMCMV Cataguases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Housing policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Right to housing | - |
Título: dc.title | “Bairro ou condomínio?”: uma etnografia sobre o morar no Residencial São Marcos, em Cataguases – Minas Gerais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: