Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meirelles, Delton Ricardo Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5083083833733404 | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Giselle Picorelli Yacoub | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7221346814532369 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Carlos Alberto Lima de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6717808991001267 | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Heloisa de Faria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34986 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920376 | - |
Descrição: dc.description | A presente monografia desenvolve reflexões sobre a trajetória acadêmica e profissional dos estudantes que ingressaram na Graduação em Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), um curso de alta demanda e prestígio social, durante os dois semestres letivos de 2013, primeiro ano de implementação da Lei 12.711/12; portanto, também consistindo nas primeiras turmas de cotistas a se formarem na instituição. Para tanto, realiza uma pesquisa com treze cotistas através de questionários semiestruturados, com perguntas objetivas e subjetivas, que buscam investigar: a) o tempo de permanência; b) as oportunidades e dificuldades apresentadas; c) os caminhos percorridos; d) o impacto das políticas de ações afirmativas aprovadas nos órgãos internos da Faculdade de Direito na permanência e desenvolvimento; e) o impacto do ensino superior na vida pessoal, acadêmica e profissional; f) os objetivos e trajetos seguidos após a conclusão da graduação, como a inserção profissional e a continuidade acadêmica. Analisando informações quantitativas e qualitativas, não investiga apenas o desempenho acadêmico desses discentes, mas busca compreender suas experiências durante a permanência no ambiente universitário e suas percepções e expectativas sobre suas próprias trajetórias. | - |
Descrição: dc.description | This undergraduate thesis develops reflections on the academic and professional trajectory of the students who were admitted to Fluminense Federal University's Law School, a high demanding and social prestige course, during the two semesters of 2013, the first year of implementation of the Law 12,711/12; thus, also consisting of the first student group admitted through the affirmative actions and quotas system to graduate from the institution. Therefore, the present work conducts a survey with thirteen quotaholders through semi-structured online questionnaires, with objective and subjective questions, which seek to investigate: a) course duration; b) the opportunities and difficulties that presented in their paths; c) their journeys; d) the impact of University internal organs' affirmative action policies on the subjects permanence and development; e) the impact of higher education on personal, academic and professional life; f) the objectives and paths followed after graduation, such as professional insertion and academic continuity. Analyzing quantitative and qualitative information, the academic performance of these students is also studied in an attempt to understand their experiences while in the university environment and their perceptions and expectations about their own trajectories. | - |
Descrição: dc.description | 95 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | ações afirmativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | desigualdade racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | trajetória acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | trajetória profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de Ação Afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | affirmative actions | - |
Palavras-chave: dc.subject | racial inequality | - |
Palavras-chave: dc.subject | education | - |
Palavras-chave: dc.subject | academic trajectory | - |
Palavras-chave: dc.subject | professional career | - |
Título: dc.title | A política de ações afirmativas na Faculdade de Direito da UFF: uma leitura sobre a trajetória acadêmica e profissional da primeira turma de cotistas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: