Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pires, Lenin dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Eilbaum, Lucía | - |
Autor(es): dc.contributor | Misse, Michel | - |
Autor(es): dc.contributor | Feltrán, Gabriel de Santis | - |
Autor(es): dc.contributor | Albernaz, Elizabete Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4003792666981445 | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Eduardo de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34312 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920369 | - |
Descrição: dc.description | A presente tese é uma etnografia realizada entre candidatos à carreira policial militar na região suburbana carioca. Partindo da observação dos objetivos e expectativas desses jovens, ela procurou compreender as representações sociais nativas acerca do seu projeto profissional antes de qualquer contato formal com a corporação. A análise está dividida em duas partes, que descrevem a maneira como o trabalho de campo que embasa seus dados foi realizado. Inicialmente, a observação se realizou num “preparatório” para o próximo concurso da polícia, onde o contato com os candidatos envolveu a dinâmica de estudos para as provas. Num segundo momento, a etnografia já percorreu outros espaços do cotidiano nativo fora do “cursinho”, através da circulação por lugares de moradia, trabalho e lazer desses jovens. Como forma de organizar o texto, uma categoria nativa inscrita nos contextos pesquisados assumiu papel de eixo organizador das histórias contadas. Da mesma forma, ela serviu também como categoria analítica do interesse dos candidatos em se tornarem policiais. A tese mostra que agenciar “esquemas” mediante os usos oportunos da farda, da arma e da carteira de identidade funcional é uma forma de reposicionamento favorável numa série de mercados encravados no cotidiano dos candidatos, onde mercadorias de distintas ordens são trocadas do ponto de vista econômico e reputacional. A comunidade moral forjada entre candidatos e policiais, alinhada ainda à significativa proximidade entre suas territorialidades na cidade, mostra que “ser policial militar” marca mais continuidades do que rupturas com cotidiano civil prévio dos proponentes à carreira. | - |
Descrição: dc.description | The present thesis is an ethnography research carried out among young candidates who want to join the military police force in Rio de Janeiro (PMERJ). Its goal is understand the native social representations about police career before any formal contact with the law enforcement agencies. The analysis is divided into two main parts, which reflect the fieldwork underpinning its data. First, the observation took place in a “preparatory course” for the next PMERJ´s entrance exams. Secondly, the fieldwork covered other spaces of the police applicants's routine in their places of residence, work and leisure. A native category inscribed in the researched contexts plays a double role in the thesis: not only organizing its structure, but also serving as an analytical category to understand native professional interests. From the candidates´s point of view, joining the military police is a way to manage “schemes” in order to take advantage of that position in different markets embedded mostly in Rio´s poor suburbs. In these specific areas, the analysis shows that social distinction of “being a cop” enhance everyday capacity to exchange material and symbolic goods in a economic and reputational perspective. The moral community bounded by candidates and police officers, in line with the significant proximity between their territorialities in the city, shows that becoming the latters underlines more cultural continuities than ruptures with the previous civil background of the formers. | - |
Descrição: dc.description | 400 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polícia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esquemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subúrbio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ilegalismos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polícia militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Police | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schemes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suburb | - |
Palavras-chave: dc.subject | Illegalisms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence | - |
Título: dc.title | Sociedade dos esquemas: uma etnografia sobre candidatos à carreira policial militar no Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: