Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Marilei de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8659593879053520 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Cláudia Mara de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6927667633888452 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Cláudia Mara de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6927667633888452 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Rejane Eleutério | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4361460267496385 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7632958773663569 | - |
Autor(es): dc.creator | Moccellin, Marcia Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35181 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920367 | - |
Descrição: dc.description | A sociedade contemporânea é composta por uma infinidade de transformações dinâmicas e, no campo da educação, vivem-se verdadeiras metamorfoses, principalmente a partir do isolamento social decorrente da pandemia por coronavírus. Esse contexto foi marcado pela necessidade de uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), assim como pelos desafios na implantação da modalidade de ensino remoto e, consequentemente, seus efeitos tanto no âmbito profissional quanto no emocional dos professores. Por isso, este trabalho tem como objetivo construir uma videoaula para apresentar o histórico de uso das TIC no ensino desse período, bem como os impactos na saúde mental dos docentes a partir da pandemia de coronavírus. Para que isso seja possível, no entanto, é preciso identificar os fatores que influenciam o fazer pedagógico na educação remota com o uso das TIC durante o momento pandêmico; descrever estratégias pedagógicas e emocionais utilizadas pelos professores; refletir sobre o impacto desse tipo de ensino na saúde mental desses educadores, considerando a necessidade de capacitações; e delinear os elementos essenciais para realização de uma videoaula de apoio à formação docente como medida de promoção da saúde. A presente dissertação tem como metodologia um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Ela foi desenvolvido em três etapas: uma revisão sistemática de literatura com as palavras-chave “Saúde Mental”; “Adolescente”; “Atenção Primária à Saúde”; “Promoção da Saúde”; “Enfermagem”; uma revisão sistemática de literatura com os descritores “Educação”; “Docente”; “Saúde mental”; “COVID-19” e um estudo sobre a construção de uma videoaula. A partir disso, identificou-se os desafios na utilização das tecnologias no ensino remoto e seus efeitos na saúde mental dos professores, o que resultou em uma videoaula com o tema: Con (vivendo) com as emoções em meio a pandemia por coronavírus. | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Contemporary society is made up of a multitude of dynamic transformations and in the field of Education we are experiencing true metamorphoses, mainly from the social isolation resulting from the coronavirus pandemic. The need to use information and communication technologies, as well as their challenges in the implementation of the remote teaching modality and its effects on teachers in the professional and emotional spheres. General objective: To build a video lesson in order to present the history of the use of information and communication technologies in the remote teaching modality and the impacts on the mental health of teachers from the coronavirus pandemic. Specific objectives: Identify the factors that influence pedagogical practice in the remote teaching modality with the use of information and communication technologies during the coronavirus pandemic; describe pedagogical and emotional strategies used by teachers to perform remote teaching mediated by digital information and communication technologies in the coronavirus pandemic; reflect on the impact of remote teaching on the mental health of teachers, considering the needs and implementation of training; and outline the elements needed to carry out a video class to support teacher training to understand the emotional effects of remote teaching resulting from the pandemic on their mental health and health promotion measures. Method: This is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach and was developed in three stages: a systematic literature review with the keywords “Mental Health”; "Adolescent"; “Primary Health Care”; "Health promotion"; "Nursing"; a systematic literature review with the keywords “Education”; "Teacher"; "Mental health"; “COVID-19”, and a study on the construction of a video lesson. Results: Identification of challenges in the use of technologies in remote teaching and their effects on teachers' mental health. Product: Video lesson with the theme: Con (living) with emotions amid the coronavirus pandemic. Conclusion: This study found the basic infrastructure bottlenecks and the need for teacher training to implement the remote teaching modality and the emotional impacts experienced by teachers from the beginning of the coronavirus pandemic. | - |
Descrição: dc.description | 79 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primária à Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental Health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescent | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary Health Care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Promotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Título: dc.title | Emoções docentes que atravessaram a pandemia por Coronavírus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: