Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Farias, Danilo Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor | de Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | de Jesus, Izaias Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Melyssa Oliveira Bezz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35626 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920353 | - |
Descrição: dc.description | As Histórias em Quadrinhos já fazem parte do campo da Educação há algum tempo, seja na sala de aula, em materiais didáticos ou em questões de vestibulares. Porém, existe uma certa disparidade entre o volume e os usos que são atribuídos às HQ em cada disciplina. Nessa perspectiva, este trabalho analisa o uso de quadrinhos em livros didáticos de matemática, através da análise das coleções selecionadas, com o objetivo de propor uma categorização dessas possibilidades de uso encontradas no material analisado. A caracterização dessas categorias pode auxiliar na compreensão de potencialidades e limitações das HQs em sala de aula, além de revelar com quais objetivos esse recurso vem sendo utilizado no ensino de Matemática. A partir dessa análise, foi observado a presença de quatro objetivos principais quanto ao uso de quadrinhos, aos quais denominamos categorias: ornamental, informativo/explicativo, motivador e disparador. De acordo com as capacidades dos quadrinhos que cada categoria explora, conclui-se que a disparadora é a que melhor aproveita suas potencialidades. Por fim, o trabalho apresenta ainda um quadrinho autoral, desenvolvida a partir do processo colaborativo do projeto HQEM, e que foi classificada como disparadora. | - |
Descrição: dc.description | Comics have been part of the field of Education for some time, whether in the classroom, in teaching materials or in university entrance exams. However, there is a certain disparity between the volume and uses that are attributed to comics in each discipline. From this perspective, this work analyzes the use of comics in mathematics textbooks, through the analysis of selected collections, aiming to propose a categorization of these possibilities of use found in the analyzed material. The characterization of these categories may support the understanding the potential and limitations of comics in the classroom, in addition to revealing the objectives for which this resource has been used in Mathematics teaching. From this analysis, the presence of four main objectives regarding the use of comics was observed, hence we nominate the following categories: ornamental, informative/explanatory, motivating and triggering. According to the capabilities of the comics which each category explores, it is concluded that triggering is the one that best takes advantage of its potential. Finally, the work also proposes an authorial comic, developed from the collaborative process of the HQEM project, and which was classified as triggering. | - |
Descrição: dc.description | 50 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros Didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Mathematic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Título: dc.title | Quadrinhos no ensino de Matemática: uma análise de livros didáticos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: