
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Marcelo Nocelle de | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Eliana da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35134 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920335 | - |
| Descrição: dc.description | As diferentes experiências vividas ao longo da história de um ser humano são tecidas no seio da sociedade que o envolve, nesse caso, o aprendizado não-formal, e no ambiente escolar, a educação formal. Nesse sentido, associar o ensino formal ao ensino não formal de acordo com diversos pensadores, seria uma alternativa que tem se mostrado muito promissora no campo do ensino pedagógico. Ainda que esse seja um assunto esteja em voga atualmente, estudos na área, especialmente no noroeste fluminense são quase inexistentes. O objetivo desse trabalho foi descrever dois espaços não formais de ensino relacionados ao tema água existentes na microrregião de Santo Antônio de Pádua, investigar a percepção de professores de rede pública e alunos de Licenciatura em Ciências Naturais sobre espaços não formais de ensino. Assim, esse trabalho foi composto por uma pesquisa bibliográfica sobre dois espaços não formais de ensino: Água Solú e Projeto Piabanha, uma pesquisa de campo com 30 questionários, sendo que 15 foram respondidos por professores da rede de ensino da microrregião de Santo Antônio de Pádua, e 15 foram respondidos por alunos do curso de Ciências Naturais/Ênfase em Biologia do INFES. Os resultados colhidos permitiram afirmar que a Água Solú e o Projeto Piabanha possuem relevância regional como espaços não formais de ensino e aprendizagem. Pode-se concluir que o tema precisa ser mais abordado durante o curso de formação de professores. Sugere-se o oferecimento de cursos de formação continuada para professores da rede pública da microrregião de Santo Antônio de Pádua, para que possam melhor utilizar os diversos espaços não formais de ensino que a região oferece. | - |
| Descrição: dc.description | The different experiences lived throughout a human being's history are woven together within the society that surrounds them, in this case non-formal learning, and in the school environment, formal education. In this sense, associating formal education with non-formal education, according to various thinkers, would be an alternative that has proved very promising in the field of pedagogical teaching. Although this is currently a hot topic, studies in this area, especially in the northwest of Rio de Janeiro, are almost non-existent. The aim of this study was to describe two non-formal teaching spaces related to the theme of water in the Santo Antônio de Pádua micro-region and to investigate the perceptions of public-school teachers and Natural Sciences undergraduate students about non-formal teaching spaces. Thus, this work consists of a bibliographical survey on two non-formal teaching spaces: Água Solú and Projeto Piabanha, a field survey with 30 questionnaires, 15 of which were answered by public school teachers from the Santo Antônio de Pádua micro-region, and 15 of which were answered by students on the Natural Sciences/Biology degree course at INFES. The results show that Água Solú and the Piabanha Project have regional relevance as non-formal teaching and learning spaces. It can be concluded that the subject needs to be addressed more during teacher training courses. It is suggested that continuing education courses be offered to public school teachers in the Santo Antônio de Pádua micro-region, so that they can make better use of the various non-formal teaching spaces that the region offers. | - |
| Descrição: dc.description | 36 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaços não formais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Água Solú | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto Piabanha | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Non-formal spaces | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Água Solú | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Piabanha Project | - |
| Título: dc.title | Espaços não formais de ensino: potencial do tema água e percepções de licenciandos e docentes da rede pública da microrregião de Santo Antônio de Pádua/RJ | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: