
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pesco, Dirce Uesu | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pesco, Dirce Uesu | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dysman, Anne Mychelle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cuadro, Viviana Ferrer | - |
| Autor(es): dc.creator | Seataro, Matheus Neiva de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34973 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920326 | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho é proposta uma abordagem dinâmica para o ensino de matemática, explorando as potencialidades da programação em blocos como ferramenta pedagógica. A integração entre as áreas de programação em blocos e o ensino de matemática, apesar de aparentemente distintas, revela-se como um caminho promissor para tornar o aprendizado da matemática mais interativo, convidativo e alinhado com as demandas atuais e à Base Nacional Comum Curricular. Foram elaboradas quatro atividades na plataforma Scratch. As propostas visam explorar conceitos matemáticos, promover o pensamento computacional e desenvolver competências envolvidas na educação básica. A primeira atividade, "Colméia", opera com o raciocínio lógico sequencial. "O Guru dos Números" trabalha comparações e análises qualitativas de números. "Descobrindo o Número" enfatiza cálculo mental e operações básicas. Já "Monty Hall" introduz o Problema de Monty Hall, com o conceito de probabilidade. Essas ferramentas não apenas reforçam conteúdos matemáticos, mas também oferecem oportunidades para modelagem matemática. | - |
| Descrição: dc.description | In this work, a dynamic approach to mathematics education is proposed, exploring the potential of block programming as a pedagogical tool. The integration between block programming and mathematics education, despite appearing distinct, proves to be a promising path to make mathematics learning more interactive, inviting, and aligned with current demands and the National Common Curriculum Base. Four activities were developed on the Scratch platform. The proposals aim to explore mathematical concepts, promote computational thinking, and develop skills involved in basic education. The first activity, "Hive," operates with sequential logical reasoning. "The Numbers Guru" deals with comparisons and qualitative analyses of numbers. "Discovering the Number" emphasizes mental calculation and basic operations. Meanwhile, "Monty Hall" introduces the Monty Hall Problem, incorporating the concept of probability. These tools not only reinforce mathematical content but also provide opportunities for mathematical modeling. | - |
| Descrição: dc.description | 53 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programação em Blocos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scratch | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Code.org. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Block Programming | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computational Thinking | - |
| Título: dc.title | Programação em blocos e o ensino de Matemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: