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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Waldeck | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Viviane Merlim | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Erica Esch | - |
Autor(es): dc.contributor | Plaisance, Eric | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Ligiane Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35037 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920310 | - |
Descrição: dc.description | A presente investigação tem como objetivo central analisar a efetividade da formação continuada de professores (as) para a educação inclusiva, com vistas ao cumprimento da Meta 4 do PNE (2014-2024), durante o seu período de vigência, e municípios da Região dos Lagos, região litorânea do estado do Rio de Janeiro. Buscamos com este estudo: a) analisar as modalidades de formação continuada de professores, na perspectiva da educação inclusiva, oferecidas nestes municípios, examinando seus conteúdos, concepções e autores de referência; b) investigar as condições objetivas para participação de professores nessas ações de formação continuada e os mecanismos de valorização profissional daí decorrentes; c) examinar a contribuição efetiva dessas ações formativas para a transformação das práticas docentes com vistas à inclusão de alunos com deficiência. Para fundamentar a pesquisa, dialogamos com os conceitos de direito à educação, educação especial, educação inclusiva e formação continuada de professores; aprofundamos o conceito de educação inclusiva, suas raízes históricas, abordagens, perspectivas e escolas de pensamento; apresentamos a evolução da legislação e das políticas públicas de educação inclusiva no Brasil. Além disso, elaboramos uma revisão de literatura a respeito da formação continuada de professores (as) para a educação inclusiva, ressaltando aspectos conceituais, marcos legais e a abordagem do tema no campo das políticas públicas de educação. Fazemos um breve histórico sobre os planos educacionais no Brasil, resgatamos aspectos essenciais dos contextos de elaboração, aprovação e implementação do atual PNE e efetuamos um balanço geral do cumprimento da Meta 4, a partir dos seus indicadores. A pesquisa foi realizada com base em análise documental e em entrevistas semiestruturadas com agentes diretamente ligados à consolidação da política local, como gestores das secretarias de educação e professores. Quanto à interpretação teórica do fenômeno investigado, os conceitos de inclusão, exclusão, diversidade, diferença, violência, habitus e campo foram os principais mediadores da análise do material empírico. Com os resultados da pesquisa, foi possível observar, no período analisado, que os municípios apresentam características distintas a respeito do oferecimento das modalidades de formação continuada de professores regentes, na perspectiva da educação inclusiva, mas todos demonstram estar em processo de consolidação dessa política, considerando as demandas específicas apontadas pelo INEP. São singulares também as condições objetivas para participação de professores em ações de formação continuada e os mecanismos de valorização do magistério local. As principais conclusões revelam que, embora seja observado empenho das equipes locais em promover a inclusão de todos os alunos, a fragilidade na consolidação de determinadas especificidades e ações da política nacional de inclusão e de formação continuada também dificulta as políticas locais. As redes municipais investigadas ainda carecem de diretrizes mais objetivas para colocar em prática uma política pública de formação continuada, na perspectiva da educação inclusiva, especialmente para os professores regentes. Com efeito, constatou-se ser cada vez mais necessário o investimento nas formações continuadas em educação inclusiva destinadas aos professores regentes, que recebem alunos com deficiências, com os mais variados níveis de comprometimento, de modo a proporcionar aos docentes, principalmente, a adoção de uma atitude inclusiva em face da diversidade. | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this investigation is to analyze the effectiveness of continuing teacher training for inclusive education, with a view to meeting goal 4 of the PNE (2014-2024), during its period of validity, in municipalities in the Region of Lagos, coastal region of the state of Rio de Janeiro. With this study, we seek to; a) analyze the modalities of continuing teacher training, from the perspective of inclusive education, offered in these munnicipalities, examining their contents, concepts and reference authors; b) investigate the objective conditions for teachers participation in these continuing education actions and the resulting professional development mechanisms; c) examine the effective contribution of these training actions to the transformation of teaching pratices with a view to the inclusion of studensts with disabilities. To support the research, we discussed the concepts of the right to education, special education, inclusive education and continuing teacher training; we delve deeper into the concepto of inclusive education, its historical roots, approaches, perspectives and schools of thought; We present the evolution of legislation and public policies on inclusive education in Brazil. Furthermore, we prepared a literature review regarding the continuing training of teachers for inclusive education, highlighting conceptual aspects, legal frameworks and the approach to the topic in the Field of public education policies. We provide a brief history of educational plans in Brazil, we highlight essential aspects of the contexts of preparation, approval and implementation of the current PNE and we make a general assessment of the achievement of target 4, based on its indicators. The research was carried out based on documentary analysis and semi-structured interviews with agents directly linked to the consolidation of local politics, such as managers of education departments and teachers. Regarding the theoretical interpretation of the phenomenon investigated, the concepts of inclusion, exclusion, diversity, difference, violence, babitus and field were the main mediators of the analysis of the empirical material. With the results of the research, it was possible to observe, in the period analysed, that the minicipalities present different characteristcs regarding the offering of continuing education modalities for regular teachers, from the perspective of inclusive education, but all demonstrate that they are in the process of consolidating this policy, considering the specific demands highlighted by INEP. The objective conditions for teachers participation in continuing education actions and the mechanisms for valuing local teaching are also unique. The main conclusions reveal that, although local teams are committed to promoting the inclusion of all students, the weakness in consolidating certain specificities and actions of the national inclusion and continuing education policy also makes local policies difficult. The municipal networks investigated still lack more objective guidelines to put into practice a public policy of continued training, from the perspective of inclusive education, especially for regular teachers. In fact, it hás become increasingly necessary to invest in continued training in inclusive education for regular teachers, who receive students with disabilities, with the most varied levels of commitment, in order to provide teachers, mainly, with the adoption of na inclusive attitude towards diversity. | - |
Descrição: dc.description | 306 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Educação - meta 4 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Educação (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | National Education Plan - Goal 4 | - |
Título: dc.title | Formação continuada de professores (as) para a educação inclusiva: alcances e limites da Meta 4 do Plano Nacional de Educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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