Mobilidade urbana e educação: uma avaliação de impacto das obras realizadas na cidade do Rio de Janeiro na década de 2010

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Danielle Carusi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5061844070320035-
Autor(es): dc.contributorSant'Anna, Andre Albuquerque-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2809896893987958-
Autor(es): dc.contributorWaltenberg, Fábio Domingues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4329074392127607-
Autor(es): dc.contributorPero, Valéria Lúcia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1410179811822160-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3101898084174972-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Kamila Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34444-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920298-
Descrição: dc.descriptionA cidade do Rio de Janeiro historicamente se desenvolveu a partir da concentração das atividades econômicas no centro enquanto a população mais pobre foi afastada para as periferias, um processo que criou desigualdades no acesso a oportunidades. Resolver esses problemas de mobilidade urbana foi uma das justificativas utilizadas para a cidade sediar megaeventos esportivos, já que esses impulsionariam diversas melhorias com benefícios permanentes para os cariocas. Considerando esse contexto e a importância da educação em uma perspectiva individual e social, este trabalho avalia como essas obras de BRT, VLT e Metrô impactaram nos resultados escolares dos estudantes do Ensino Fundamental no município. A hipótese adotada é de que os investimentos melhoraram a mobilidade e, com isso, o desempenho dos estudantes, uma vez que esses passariam a ter menos empecilhos para se manterem na escola e se dedicarem aos estudos. Foram utilizados dados da Secretaria Municipal de Educação e dados georreferenciados das obras referidas para estimar um modelo de Diferença-em-Diferenças com múltiplos períodos de tempo, como desenvolvido por Callaway e Sant’Anna (2020). Os resultados encontrados para o impacto desses empreendimentos sobre as notas dos estudantes em Língua Portuguesa Leitura ou em Matemática foram positivos e significantes, indicando que há uma relação entre essas obras e a melhoria do desempenho escolar.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionHistorically, the city of Rio de Janeiro was developed with concentration of economic activities downtown while the poorest population was removed to periphery, which created inequalities in opportunities access. Solving this urban mobility problem was one of the excuses for the city to host 2014 FIFA World Cup and 2016 Summer Olympics, since these events would boost improvements with permanent benefits for the city residents. In this context, and considering the importance of education in a social and personal perspective, this paper evaluates how these BRT, light rail and subway constructions affected scholar results of middle school students. The hypothesis is that the investments had a positive impact on mobility and therefore on students results, since now they would have less obstacles to stay in school and to dedicate to their studies. The data of this paper is from Municipal Department of Education and georeferenced data of transport stations. This data was used to estimate a difference-in differences with multiple time periods model, as developed by Callaway and Sant’Anna (2020). The results found for the impact of these projects on students’ grades in Reading or in Mathematics were positive, indicating that there is a relation between these investments and the improvement of school performance.-
Descrição: dc.description72 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de impacto-
Palavras-chave: dc.subjectDiferenças em diferenças-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento econômico-
Palavras-chave: dc.subjectUrban mobility-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectImpact evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectDifference-in-differences-
Título: dc.titleMobilidade urbana e educação: uma avaliação de impacto das obras realizadas na cidade do Rio de Janeiro na década de 2010-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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