Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muls, Leonardo Marco | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6687968402460271 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Adriano Vilela | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4470071233703658 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Daniele Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4090157516142340 | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Raphael Pereira Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33767 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920270 | - |
Descrição: dc.description | A educação financeira permite que os indivíduos desenvolvam a capacidade de consumir o que desejam de forma consciente, a partir da gestão inteligente e racional de suas finanças, evitando gastos desnecessários e estimulando ao consumo consciente e saudável. A educação financeira aplicada nas escolas de ensino fundamental e médio é uma estratégia de conscientização para o consumo racional desde os primeiros anos de idade. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal discutir, através de uma revisão de literatura, a importância da Educação Financeira nas escolas para a formação de cidadãos com maior consciência das ações referentes às finanças pessoais. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que Educação Financeira está sendo inserida no currículo escolar de forma gradual, na disciplina de Matemática, de acordo com as determinações da Base Nacional Comum Curricular. Entretanto, é importante que as escolas desenvolvam projetos que estimulem o interesse dos alunos para se interessarem e se aprofundarem no tema. Acredita-se que a aplicação de projetos, no ambiente escolar, abordando o tema Educação Financeira, permita que os jovens reflitam sobre o consumismo desordenado e, no futuro, sejam controlados com os gastos excessivos e evitem a inadimplência. O conhecimento sobre Educação Financeira nas escolas pode influenciar o jovem, como consumidor, na tomada de decisão durante a realização de uma compra, evitando o endividamento e favorecendo o comportamento responsável, através de escolhas financeiras inteligentes e o consumo inteligente, racional e responsável. | - |
Descrição: dc.description | Financial education allows individuals to develop the ability to consume what they want in a conscious way, based on intelligent and rational management of their finances, avoiding unnecessary expenses and encouraging conscious and healthy consumption. Financial education applied in primary and secondary schools is an awareness strategy for rational consumption from the earliest years of age. In this sense, the main objective of this work is to discuss, through a literature review, the importance of Financial Education in schools for the formation of citizens with greater awareness of actions related to personal finances. The results of the research allowed us to conclude that Financial Education is gradually being inserted into the school curriculum, in the mathematics discipline, in accordance with the determinations of the National Common Curricular Base. However, it is important for schools to develop projects that stimulate the interest of students to become interested and delve deeper into the subject. It is believed that the application of projects, in the school environment, addressing the theme of Financial Education, will allow young people to reflect on disorderly consumerism and, in the future, be controlled with excessive spending and avoid default. Knowledge about Financial Education in schools can influence young people, as consumers, in deciding when making a purchase, avoiding indebtedness and favoring responsible behavior, through intelligent financial choices and intelligent, rational and responsible consumption. | - |
Descrição: dc.description | 46 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consumo consciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscious consumption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
Título: dc.title | A importância da educação financeira nas escolas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: