Universidade Eduardo Mondlane a “Harvard Moçambicana”: as Ciências Sociais no ensino superior em Moçambique

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeres, Sidnei Clemente-
Autor(es): dc.contributorPessôa, Wilma Lúcia Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorNazario, Gessiane Ambrosio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1619820801583279-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Lucas Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34143-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920237-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo apresentar os desdobramentos de reflexões suscitadas pela realização do campo da pesquisa financiada pelo Programa de Mobilidade Internacional Capes/AULP, edital n° 33/2012, intitulada “Políticas Públicas e movimentos sociais na institucionalização dos processos socioambientais: uma análise comparativa entre Moçambique e Brasil” realizado em Maputo, capital de Moçambique, entre agosto e novembro de 2017. Tendo como material este período de vivência in loco, busco a partir de consultas bibliográficas, participação em eventos remotos frutos do “novo normal” somados a aspectos referentes à realização da minha pesquisa enquanto estudante de Sociologia na Universidade Eduardo Mondlane, e atualmente enquanto pesquisador do mestrado em Antropologia na UFF, analisar o modo como as Ciências Sociais e o Ensino Superior em Moçambique demonstram ainda hoje manter uma agenda de ensino e pesquisa dependente de interesses de países estrangeiros, que por sua vez, são os principais financiadores de estudos científicos. Meu intento é contribuir com as reflexões acerca dos efeitos que essa dependência do capital estrangeiro exerce sobre a produção científica no país, relegando a esta uma condição meramente de reprodutora inserida numa lógica global, bem como para a trajetória de estudantes das áreas de Ciências Sociais, fragilizadas pela dinâmica incutida pelo modelo neoliberal políticas públicas para o ensino superior.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to present the unfoldings of reflections raised by the realization of the research field funded by the International Mobility Program Capes/AULP, edict No. 33/2012, entitled "Public policies and social movements in the institutionalization of socio-environmental processes: a comparative analysis between Mozambique and Brazil" held in Maputo, capital of Mozambique, between August and November 2017. Having this period of in loco experience as material, I seek, based on bibliographic consultations, participation in remote events resulting from the "new normal", as well as aspects related to my research as a Sociology student at the Eduardo Mondlane University, and currently as a researcher at the Masters in Anthropology at UFF, to analyze how the Social Sciences and Higher Education in Mozambique still maintain a teaching and research agenda dependent on the interests of foreign countries, which in turn are the main funders of scientific studies. My intention is to contribute to the reflections about the effects that this dependence on foreign capital exerts on scientific production in the country, relegating it to a mere reproductive condition inserted in a global logic, as well as to the trajectory of students in the Social Sciences, weakened by the dynamics instilled by the neoliberal model of university.-
Descrição: dc.description100 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectCiências sociais-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectCooperação Internacional.  -
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique - política e governo-
Palavras-chave: dc.subjectSocial sciences-
Palavras-chave: dc.subjectHigher Education-
Palavras-chave: dc.subjectMozambique-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectInternational Cooperation.-
Título: dc.titleUniversidade Eduardo Mondlane a “Harvard Moçambicana”: as Ciências Sociais no ensino superior em Moçambique-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.