Treinamento funcional: uma alternativa não convencional para as aulas de educação física no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Paulo de Tarso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3863249114954461-
Autor(es): dc.contributorPaula, Karla-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3985382922498909-
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otavio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9111237561585952-
Autor(es): dc.creatorCrespo, Dener José da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35805-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920229-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A Educação Física escolar apresenta os conteúdos como jogos e brincadeiras, dança, esportes e ginástica. Apesar de existir uma variedade de temas que podem ser abordados, há uma inclinação em optar por conteúdos convencionais repetidos gerando desinteresse por parte dos alunos. Objetos de conhecimento não convencionais, como o Treinamento Funcional, podem ser um aliado nesse sentido. Objetivo: Propor o Treinamento Funcional como conteúdo aplicável nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio. Metodologia: Esse estudo é uma revisão narrativa da literatura em português nas bases de dados Scielo, Portal CAPES e Google Acadêmico. Foram analisados periódicos que tratassem do treinamento funcional. Discussão: As aulas de Educação Física têm apresentado uma tendência a repetição de conteúdos e ausência de estratégias para implementar novas experiências na prática de atividades físicas. Provavelmente esse fato torna as aulas desinteressantes para os alunos, aumentando a evasão. O treinamento funcional como uma nova temática a ser abordada pela Educação Física, mais especificamente no Ensino Médio, pode ser uma forma de reverter essa situação. Conclusão: A prática de exercícios não convencionais como os que compõem o treinamento funcional, tem lugar na dinâmica das escolas visto que sua principal função é melhorar o desempenho nas atividades de vida diária. Por isso, sua inclusão como objeto de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento motor desses jovens não só na escola, mas posteriormente em sua vida adulta até o envelhecimento.-
Descrição: dc.description16 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento Funcional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física para criança-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte escolar-
Título: dc.titleTreinamento funcional: uma alternativa não convencional para as aulas de educação física no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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