Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Paulo de Tarso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3863249114954461 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Karla | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3985382922498909 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Luiz Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9111237561585952 | - |
Autor(es): dc.creator | Crespo, Dener José da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35805 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920229 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: A Educação Física escolar apresenta os conteúdos como jogos e brincadeiras, dança, esportes e ginástica. Apesar de existir uma variedade de temas que podem ser abordados, há uma inclinação em optar por conteúdos convencionais repetidos gerando desinteresse por parte dos alunos. Objetos de conhecimento não convencionais, como o Treinamento Funcional, podem ser um aliado nesse sentido. Objetivo: Propor o Treinamento Funcional como conteúdo aplicável nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio. Metodologia: Esse estudo é uma revisão narrativa da literatura em português nas bases de dados Scielo, Portal CAPES e Google Acadêmico. Foram analisados periódicos que tratassem do treinamento funcional. Discussão: As aulas de Educação Física têm apresentado uma tendência a repetição de conteúdos e ausência de estratégias para implementar novas experiências na prática de atividades físicas. Provavelmente esse fato torna as aulas desinteressantes para os alunos, aumentando a evasão. O treinamento funcional como uma nova temática a ser abordada pela Educação Física, mais especificamente no Ensino Médio, pode ser uma forma de reverter essa situação. Conclusão: A prática de exercícios não convencionais como os que compõem o treinamento funcional, tem lugar na dinâmica das escolas visto que sua principal função é melhorar o desempenho nas atividades de vida diária. Por isso, sua inclusão como objeto de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento motor desses jovens não só na escola, mas posteriormente em sua vida adulta até o envelhecimento. | - |
Descrição: dc.description | 16 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treinamento Funcional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física para criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esporte escolar | - |
Título: dc.title | Treinamento funcional: uma alternativa não convencional para as aulas de educação física no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: