
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Fernando Oliveira de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Augusto da Cunha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Abreu, Chrystyane Gerth Silveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Damasceno, Adriana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35778 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920213 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo: Identificar a percepção de distintos Stakeholders acerca da implantação de novo modelo pedagógico em uma instituição de ensino profissionalizante. Desenho / Metodologia / Abordagem: através da revisão da literatura, realizada em duas fases, foram selecionados 35 artigos, 01 tese e 05 dissertações em quatro bases de dados, para identificação da dinâmica das metodologias ativas para ensino-aprendizagem, gerenciamento de Stakeholders e gestão da mudança em projetos. Na sequência foi realizada pesquisa empírica abrangendo 05 unidades distintas da instituição de ensino pesquisada, totalizando 37 docentes e 06 supervisores, de modo a verificar em que medida suas percepções complementam ou contrapõem os achados teóricos. Achados: Os Stakeholders foram envolvidos no projeto desde a elaboração, em que tiveram a oportunidade de contribuir com a construção do modelo pedagógico. Participaram também da implantação do projeto nas unidades de ensino e acompanhamento dos resultados obtidos em relação as práticas pedagógicas, métodos de avaliação dos docentes e desenvolvimento profissional dos alunos. As percepções dos Stakeholders apresentam apoio ao projeto, a partir da concordância com o modelo pedagógico implantado, que permitiu ganhos consideráveis em seus processos de trabalho, melhora no comportamento do aluno em sala de aula e desenvolvimento de competências necessárias para o exercício de cada profissão, fazendo com que a instituição pesquisada, tenha diferenciada formação de profissionais. Implicações Práticas: Esse estudo possibilita às instituições de ensino a percepção de como as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, podem ser base para construção de modelos pedagógicos, que contribuam para o desenvolvimento da instituição e de seus Stakeholders, atendendo suas expectativas em relação ao diferencial competitivo no mercado. Originalidade / Valor: levantamento das percepções dos stakeholders, sobre os resultados obtidos a partir da implantação do projeto e que contribuem para a instituição definir novas ações. | - |
| Descrição: dc.description | Objective: To identify the perception of different Stakeholders about the implementation of a new pedagogical model in a vocational educational institution. Design / Methodology / Approach: through the literature review, carried out in two phases, 35 articles, 01 thesis and 05 dissertations were selected in four databases, to identify the dynamics of active methodologies for teaching-learning, Stakeholder management and management of change in projects. In the sequence, an empirical research was carried out covering 05 different units of the researched educational institution, totaling 37 teachers and 06 supervisors, in order to verify to what extent their perceptions complement or oppose the theoretical findings. Findings: Stakeholders have been involved in the project since its creation, in which they had the opportunity to contribute to the construction of the pedagogical model. They also participated in the implementation of the project in the teaching units and in monitoring the results obtained in relation to pedagogical practices, methods of teacher evaluation and students' professional development. Stakeholders' perceptions support the project, based on the agreement with the implemented pedagogical model, which allowed considerable gains in their work processes, improved student behavior in the classroom and the development of skills necessary for the exercise of each profession, causing the researched institution to have differentiated training of professionals. Practical Implications: This study allows educational institutions to perceive how active teaching-learning methodologies can be the basis for the construction of pedagogical models, which contribute to the development of the institution and its Stakeholders, meeting their expectations regarding the differential competitive in the market. Originality / Value: survey of the perceptions of Stakeholders, about the results obtained from the implementation of the project and which contribute to the institution to define new actions. | - |
| Descrição: dc.description | 86 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola profissionalizante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de stakeholders | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão de mudanças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de projeto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stakeholder | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professional education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vocational school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active methodologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stakeholder management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Change management | - |
| Título: dc.title | Mudança organizacional proveniente de implantação de novo modelo pedagógico: análise multistakeholder em instituição de ensino profissional | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: