
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Borges, Marina Mariano Roquetti | - |
| Autor(es): dc.creator | Saidel, Maria Giovana Borges | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunes, Daniella Pires | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Maria Helena Melo | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34600 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226592 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920210 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo: este estudo teve como objetivo analisar as atitudes, conhecimentos e interesse dos estudantes de saúde em relação à geriatria e gerontologia e avaliar suas associações. Método: participaram do estudo 225 estudantes do último ano dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fonoaudiologia, Farmácia e Educação Física. Os questionários incluíram um formulário de características demográficas, a Escala de Diferencial Semântico de Envelhecimento e Questionário Palmore - Fatos sobre o envelhecimento. Foram utilizados modelos de regressão múltipla. Resultados: a atitude em relação aos idosos foi negativa (50,67%) e associada ao menor interesse. O nível de conhecimento foi melhor entre os estudantes de Enfermagem, Medicina e estudantes mais velhos. O aumento do conhecimento se relacionou com a atitude e, no total, 71,43% apresentavam interesse em geriatria. O interesse esteve fortemente associado ao gênero feminino. Conclusão: os estudantes apresentaram um alto nível de conhecimento, interesse em geriatria e uma atitude negativa em relação aos cuidados geriátricos. Ações focadas na capacitação em geriatria devem ser implementadas. | - |
| Descrição: dc.description | Sim | - |
| Descrição: dc.description | Objective: this study aimed to examine health students’ attitudes, knowledge, and interest towards geriatrics and gerontology and evaluate associations. Method: a total of 225 students in the final year of Nursing, Medicine, Speech therapy, Pharmacy, and Physical education participated. The questionnaires included a characterization form, the Aging Semantic Differential Scale, and the Palmore Fact on Aging Quiz. Multiple regression models were used. Results: the attitude towards older people was negative (50.67%) and associated with less interest. The level of knowledge was better among Nursing, Medicine, and older students. Increased knowledge was related to attitude and, in total, 71.43% were interested in geriatrics. Interest was strongly associated with female gender. Conclusion: students showed a high level of knowledge, interest in geriatrics, and a negative attitude towards geriatric care. Actions focused on geriatric training should be implemented. | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo: este estudio tuvo como objetivo examinar las actitudes, los conocimientos y el interés de los estudiantes de salud hacia la geriatría y la gerontología y evaluar las asociaciones. Método: participaron un total de 225 estudiantes de los últimos años de cursos de Enfermería, Medicina, Fonoaudiología, Farmacia y Educación Física. Los cuestionarios incluían un formulario de caracterización, la Escala de Diferencial Semántico de Envejecimiento y el Cuestionario de Hechos sobre el Envejecimiento de Palmore. Se utilizaron modelos de regresión múltiple. Resultados: la actitud hacia las personas mayores fue negativa (50,67%) y asociada a un menor interés. El nivel de conocimiento fue mejor entre los estudiantes de Enfermería, Medicina y de edad mayor. El aumento de conocimientos estuvo relacionado con la actitud, en total, el 71,43% estaba interesado en la geriatría. El interés estuvo fuertemente asociado con el género femenino. Conclusión: los estudiantes mostraron un alto nivel de conocimiento, interés por la geriatría y una actitud negativa hacia la atención geriátrica. Deben implementarse acciones enfocadas a la formación geriátrica. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | text/html | - |
| Formato: dc.format | text/html | - |
| Formato: dc.format | text/html | - |
| Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
| Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
| Formato: dc.format | application/epub+zip | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Online Brazilian Journal of Nursing | - |
| Publicador: dc.publisher | N/A | - |
| Relação: dc.relation | Online Brazilian Journal of Nursing | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atitude | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de Ciências da Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Attitude | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aging | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Actitudes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Envejecimiento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudiantes del Area de la Salud | - |
| Título: dc.title | Atitudes, conhecimento e interesse dos futuros profissionais em relação à geriatria: um estudo transversal | - |
| Título: dc.title | Attitudes, knowledge, and interest of future professionals towards geriatrics: a cross-sectional study | - |
| Título: dc.title | Actitudes, conocimientos e interés de los futuros profesionales hacia la geriatría: un estudio transversal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: