Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Vitor Acioly | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Antônio Carlos Fontes dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Morais, Rodrigo Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Vidal, Jamila Bunmi Bernardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34207 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920208 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho inspira-se na diversidade étnica no Brasil, resultante de seu processo de colonização. O objetivo central é explorar a aplicação da Lei Nº 10.639/2003 no Ensino de Física, utilizando o efeito Mpemba para trabalhar a termodinâmica no ensino médio. A pesquisa estabelece a conexão entre a Lei 10.639/2003 e o Ensino de Física, delineando a história educacional do povo preto no Brasil. Ao destacar a trajetória do efeito Mpemba, com foco na narrativa de Erasto Mpemba, examina-se a física subjacente ao fenômeno. O estudo culmina na apresentação de uma proposta de sequência didática, utilizando o efeito Mpemba como ferramenta pedagógica para a aplicação da referida lei. Essa abordagem visa não apenas enriquecer o conteúdo de física, mas também promover a inclusão e reconhecimento da diversidade étnica na educação brasileira. | - |
Descrição: dc.description | This work is inspired by the ethnic diversity in Brazil resulting from its colonization process. The central objective is to explore the application of Law N°. 10.639/2003 in Physics Teaching, using the Mpemba effect to work on thermodynamics in high school. The research establishes the connection between Law 10.639/2003 and Physics Teaching, outlining the educational history of black people in Brazil. By highlighting the trajectory of the Mpemba effect, focusing on Erasto Mpemba's narrative, the physics underlying the phenomenon is examined. The study culminates in the presentation of a proposal for a didactic sequence, using the Mpemba effect as a pedagogical tool for applying this law. This approach aims not only to enrich physics content, but also to promote the inclusion and recognition of ethnic diversity in Brazilian education. | - |
Descrição: dc.description | 55 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito Mpemba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Termodinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferência de calor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei N° 10.639/2003 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Termodinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei N° 10.639/2003 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mpemba effect | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thermodynamics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heat transfer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Law N° 10.639/2003 | - |
Título: dc.title | Análise do efeito Mpemba sob uma perspectiva decolonial: uma aplicação da lei 10.639/03 no ensino de Física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: