Análise do efeito Mpemba sob uma perspectiva decolonial: uma aplicação da lei 10.639/03 no ensino de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.contributorSantos, Antônio Carlos Fontes dos-
Autor(es): dc.contributorMorais, Rodrigo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorVidal, Jamila Bunmi Bernardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920208-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho inspira-se na diversidade étnica no Brasil, resultante de seu processo de colonização. O objetivo central é explorar a aplicação da Lei Nº 10.639/2003 no Ensino de Física, utilizando o efeito Mpemba para trabalhar a termodinâmica no ensino médio. A pesquisa estabelece a conexão entre a Lei 10.639/2003 e o Ensino de Física, delineando a história educacional do povo preto no Brasil. Ao destacar a trajetória do efeito Mpemba, com foco na narrativa de Erasto Mpemba, examina-se a física subjacente ao fenômeno. O estudo culmina na apresentação de uma proposta de sequência didática, utilizando o efeito Mpemba como ferramenta pedagógica para a aplicação da referida lei. Essa abordagem visa não apenas enriquecer o conteúdo de física, mas também promover a inclusão e reconhecimento da diversidade étnica na educação brasileira.-
Descrição: dc.descriptionThis work is inspired by the ethnic diversity in Brazil resulting from its colonization process. The central objective is to explore the application of Law N°. 10.639/2003 in Physics Teaching, using the Mpemba effect to work on thermodynamics in high school. The research establishes the connection between Law 10.639/2003 and Physics Teaching, outlining the educational history of black people in Brazil. By highlighting the trajectory of the Mpemba effect, focusing on Erasto Mpemba's narrative, the physics underlying the phenomenon is examined. The study culminates in the presentation of a proposal for a didactic sequence, using the Mpemba effect as a pedagogical tool for applying this law. This approach aims not only to enrich physics content, but also to promote the inclusion and recognition of ethnic diversity in Brazilian education.-
Descrição: dc.description55 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito Mpemba-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectTransferência de calor-
Palavras-chave: dc.subjectLei N° 10.639/2003-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectLei N° 10.639/2003-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMpemba effect-
Palavras-chave: dc.subjectThermodynamics-
Palavras-chave: dc.subjectHeat transfer-
Palavras-chave: dc.subjectLaw N° 10.639/2003-
Título: dc.titleAnálise do efeito Mpemba sob uma perspectiva decolonial: uma aplicação da lei 10.639/03 no ensino de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.