Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorViana, Marcilene de Fátima Vianin-
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos Bazilio-
Autor(es): dc.contributorBernardini, Flávia Cristina-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Dângelo Moreira de-
Autor(es): dc.creatorEpifanio, Matheus Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33614-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920198-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista que a tecnologia está diretamente ligada ao cotidiano das pessoas, o presente trabalho abordou impacto do ensino de robótica e linguagem de programação na educação básica, visando apresentar as habilidades desenvolvidas pelos alunos que participaram do projeto de robótica e como elas podem ser utilizadas no cotidiano e na vida escolar para solucionar problemas. O objetivo desse trabalho é investigar as competências comportamentais desenvolvidas nos alunos que participam do projeto de robótica educacional desenvolvido no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras/RJ, em parceria com escolas municipais de Rio das Ostras/RJ. Inicialmente foi realizada uma bibliometria sobre pensamento computacional e robótica educacional na computação, onde uma base de 10 artigos principais foi analisada, e observou-se a necessidade de desenvolver uma forma assertiva de mensurar o impacto da Robótica Educacional nas habilidades dos participantes. Foi feito também um estudo de caso com os alunos envolvidos no projeto, onde, através de questionários aplicados aos alunos e aos pais dos mesmos, foi constatado que houve melhora na autonomia e no trabalho em equipe dos alunos-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT Considering that technology is directly linked to people's daily lives, the present work addressed the impact of teaching robotics and programming language in basic education, aiming to present the skills developed by the students who participated in the robotics project and how they can be used in everyday life and school life to solve problems. The objective of this work is to investigate the behavioral skills developed in students who participate in the educational robotics project developed at the Institute of Science and Technology of the Fluminense Federal University of Rio das Ostras/RJ, in partnership with municipal schools in Rio das Ostras/RJ. Initially, a bibliometrics on computational thinking and educational robotics in computing was carried out, where a base of 10 main articles was analyzed, and the need to develop an assertive way of measuring the impact of Educational Robotics on the participants' abilities was observed. A case study was also carried out with the students involved in the project, where, through questionnaires applied to students and their parents, it was found that there was an improvement in students' autonomy and teamwork-
Descrição: dc.description59 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacional-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Robotics-
Palavras-chave: dc.subjectComputational Thinking-
Palavras-chave: dc.subjectSkills-
Palavras-chave: dc.subjectCompetencies-
Título: dc.titleAvaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.