Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Viana, Marcilene de Fátima Vianin | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Carlos Bazilio | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernardini, Flávia Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Dângelo Moreira de | - |
Autor(es): dc.creator | Epifanio, Matheus Pacheco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33614 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920198 | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista que a tecnologia está diretamente ligada ao cotidiano das pessoas, o presente trabalho abordou impacto do ensino de robótica e linguagem de programação na educação básica, visando apresentar as habilidades desenvolvidas pelos alunos que participaram do projeto de robótica e como elas podem ser utilizadas no cotidiano e na vida escolar para solucionar problemas. O objetivo desse trabalho é investigar as competências comportamentais desenvolvidas nos alunos que participam do projeto de robótica educacional desenvolvido no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras/RJ, em parceria com escolas municipais de Rio das Ostras/RJ. Inicialmente foi realizada uma bibliometria sobre pensamento computacional e robótica educacional na computação, onde uma base de 10 artigos principais foi analisada, e observou-se a necessidade de desenvolver uma forma assertiva de mensurar o impacto da Robótica Educacional nas habilidades dos participantes. Foi feito também um estudo de caso com os alunos envolvidos no projeto, onde, através de questionários aplicados aos alunos e aos pais dos mesmos, foi constatado que houve melhora na autonomia e no trabalho em equipe dos alunos | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT Considering that technology is directly linked to people's daily lives, the present work addressed the impact of teaching robotics and programming language in basic education, aiming to present the skills developed by the students who participated in the robotics project and how they can be used in everyday life and school life to solve problems. The objective of this work is to investigate the behavioral skills developed in students who participate in the educational robotics project developed at the Institute of Science and Technology of the Fluminense Federal University of Rio das Ostras/RJ, in partnership with municipal schools in Rio das Ostras/RJ. Initially, a bibliometrics on computational thinking and educational robotics in computing was carried out, where a base of 10 main articles was analyzed, and the need to develop an assertive way of measuring the impact of Educational Robotics on the participants' abilities was observed. A case study was also carried out with the students involved in the project, where, through questionnaires applied to students and their parents, it was found that there was an improvement in students' autonomy and teamwork | - |
Descrição: dc.description | 59 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Robotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computational Thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competencies | - |
Título: dc.title | Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: