Metodologias ágeis e técnicas de Discovery de produto: como descobrir o que o cliente quer e aumentar sua satisfação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Marcelo Maciel-
Autor(es): dc.creatorLofiego, Gabriel Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34325-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920197-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho investiga a falta de assertividade das empresas no desenvolvimento de produtos alinhados às necessidades dos clientes, explorando as Metodologias Ágeis e as Técnicas de Discovery de Produto como parte da solução para este problema. Ao longo da pesquisa, conceitos-chave como a compreensão das demandas do cliente, a flexibilidade no desenvolvimento e a importância das etapas de validação são explorados. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, embasada em dados quantitativos de suporte, utilizando pesquisa bibliográfica, documental, estudo e pesquisa de campo, com ênfase na análise de um estudo de caso. Os resultados apontam para a significativa relevância das Metodologias Ágeis e Técnicas de Discovery de Produto na compreensão das necessidades do cliente, destacando a flexibilidade como pilar fundamental para adaptações contínuas e entregas de valor. O estudo de caso evidencia como a validação constante com os clientes e a flexibilidade permitem ajustes iterativos, minimizando riscos e resultando em produtos mais alinhados com as expectativas e necessidades do mercado e, obviamente, dos clientes. Também é importante destacar que este estudo foi delimitado ao mercado B2B (Business-to-Business, quando uma empresa presta serviço para uma outra)-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to investigate the lack of assertiveness of companies in developing products aligned with customer needs, exploring Agile Methodologies and Product Discovery Techniques as part of the solution to this problem. Throughout the research, key concepts such as understanding customer demands, flexibility in development and the importance of validation stages are explored. Methodologically, the study adopts a qualitative approach, based on supporting quantitative data, using bibliographical research, documentary research and field research, with emphasis on the analysis of a case study. The results point to the significant relevance of Agile Methodologies and Product Discovery Techniques in understanding customer needs, highlighting flexibility as a fundamental pillar for continuous adaptations and value deliveries. The case study shows how constant validation with customers and flexibility allow for iterative adjustments, minimizing risks and resulting in products that are more in line with the expectations and needs of the market and, of course, the customers. It is also important to note that this study was limited to the B2B market (Business-to-Business, when one company provides a service for another)-
Descrição: dc.description84 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ágil-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidade do cliente-
Palavras-chave: dc.subjectTécnicas de discovery de produto-
Palavras-chave: dc.subjectFlexibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness-to-Business-
Palavras-chave: dc.subjectDemanda-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento ao cliente-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectAgile methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCustomer needs-
Palavras-chave: dc.subjectProduct discovery techniques-
Palavras-chave: dc.subjectFlexibility-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptability-
Título: dc.titleMetodologias ágeis e técnicas de Discovery de produto: como descobrir o que o cliente quer e aumentar sua satisfação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.