Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Adriana Barsotti-
Autor(es): dc.contributorMorais , Larissa-
Autor(es): dc.contributorSchneider , Marco-
Autor(es): dc.creatorNeiva, Paula Beatriz Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33564-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920194-
Descrição: dc.descriptionO trabalho pretende discutir a ética e a credibilidade no jornalismo, buscando compreender de que forma o atravessamento dos limites éticos no campo jornalístico pode impactar em sua credibilidade. O debate se desenvolve a partir da publicação de um informe publicitário em defesa do suposto tratamento precoce contra a Covid-19, realizada em ao menos oito jornais impressos brasileiros, no dia 23 de fevereiro de 2021, pela associação Médicos Pela Vida. A pesquisa parte da hipótese de que a publicação do informe publicitário fere a ética jornalística por se tratar de uma peça de desinformação veiculada em jornais impressos. Para entender se e quais limites éticos foram ultrapassados com a publicação do informe publicitário e constatar se a publicação põe em risco a credibilidade do jornalismo, foram utilizados os conceitos de jornalismo como crença verdadeira justificada e de credibilidade constituída e percebida (LISBOA, 2012), além da ideia de jornalismo transgênico (MARSHALL, 2001). Para alcançar os objetivos, a metodologia utilizada foram entrevistas em profundidade (DUARTE, 2005) com os pesquisadores em jornalismo Eugênio Bucci, Patrícia Maurício, Rogério Christofoletti, Sílvia Lisboa e Sylvia Moretzsohn. Embora tenha sido um informe publicitário, a pesquisa concluiu que os limites éticos e a credibilidade foram comprometidos.-
Descrição: dc.description24 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectCredibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectDesinformação-
Palavras-chave: dc.subjectInforme publicitário-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo transgênico-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica jornalística-
Título: dc.titleÉtica e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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