Os direitos dos influenciadores digitais no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaciel, Fabianne Manhães-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0964138371218874-
Autor(es): dc.contributorCallegari, José Antônio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6315272077158811-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Priscila Petereit de Paola-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3335676792859375-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Ariadne Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34046-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920190-
Descrição: dc.descriptionCom o crescimento exponencial dos números de influenciadores digitais no Brasil, levando em consideração as estatísticas que permeiam a temática, urge-se a necessidade de atuação do cenário jurídico brasileiro sob este panorama multifacetado, fazendo-se questionar: como se dispõe a regulamentação jurídica das grandes problemáticas e discussões acerca dos direitos dos influenciadores digitais no Brasil? Busca-se identificar a vulnerabilidade jurídica ao qual estes indivíduos e seus seguidores estão expostos; também, apontar principalmente os limites éticos do exercício da profissão; e ao fim, evidenciar, por meio de casos concretos, como as matérias se desenvolvem na prática. Portanto, por meio da revisão de bibliografias, análise normativa, jurisprudencial, estatísticas e casos concretos, desenvolve-se questões principais à cerca do tema; bem como, aponta-se as principais dificuldades jurídicas ao qual esses influencers estão inseridos. Tudo isso, pautado em uma metodologia qualitativa. Como resultado, observou-se que urge a necessidade de regulamentação específica, bem como, maiores debates sociais e políticos para que o Poder Judiciário seja mais efetivo e célere sobre o tema, que se desenvolve de maneira desproporcionalmente rápida em relação a construção legislativa, doutrinária e jurisprudencial uniforme-
Descrição: dc.descriptionWith the exponential growth in the number of digital influencers in Brazil, taking into account the statistics that permeate the topic, there is an urgent need for the Brazilian legal scenario to act within this multifaceted panorama, raising the question: how is the legal regulation of major issues and discussions about the rights of digital influencers in Brazil. The aim is to identify the legal vulnerability to which these characters and their followers are exposed; also, mainly point out the ethical limits of exercising the profession; and finally, to highlight, through concrete cases, how the subjects are involved in practice. Therefore, through the review of bibliographies, normative analysis, jurisprudence, statistics and concrete cases, main issues are developed about the theme; as well as, the main legal difficulties to which these influencers are inserted are pointed out. All this, based on a qualitative methodology. As a result, it was observed that there is an urgent need for specific regulation, as well as greater social and political debates so that the Judiciary can be more effective and swift on the subject, which is developing disproportionately quickly in relation to legislative and doctrinal construction. and uniform jurisprudence-
Descrição: dc.description61 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfluenciadores digitais-
Palavras-chave: dc.subjectInfluência-
Palavras-chave: dc.subjectRegulamentação jurídica-
Palavras-chave: dc.subjectProfissão-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing digital-
Palavras-chave: dc.subjectPropriedade intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectDigital influencers-
Palavras-chave: dc.subjectInfluence-
Palavras-chave: dc.subjectLegal regulation-
Palavras-chave: dc.subjectProfession-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional ethics-
Título: dc.titleOs direitos dos influenciadores digitais no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.