“Em nome de Jesus!”: análise de narrativas visuais racistas de traficantes evangélicos em atentados a terreiros na Baixada Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Ana Paula Mendes de-
Autor(es): dc.contributorChagas, Gisele Fonseca-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Marcia Leitão-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4123492917908254-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mariana Maiara Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34172-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920180-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa o episódio de destruição de terreiros, documentado por traficantes evangélicos, no município de Nova Iguaçu, situado no estado Rio de Janeiro, em 2017. O caso rompeu paradigmas e mudou a percepção dos conflitos religiosos e étnico-raciais, devido à sua gravidade e à forma como foi registrado, quando religiosos de matrizes africanas foram obrigados a quebrar fios de contas e assentamentos de seus orixás. A análise evidencia a presença de conflitos de natureza étnico-racial-religiosa ao longo da história do Brasil, com destaque ao episódio que ficou conhecido como “Quebra de Xangô”, e um aumento significativo desses conflitos, a partir do crescimento do neopentecostalismo. Ao analisar matérias jornalísticas, busco evidenciar como a mídia relata a dinâmica desses conflitos, assim como destaco que a mobilização dos afrorreligiosos em busca de reconhecimento de direitos, tanto no espaço público quanto no privado, era uma realidade embora tenha sido invisibilizada pela imprensa. A mídia e a política têm papéis significativos na sociedade brasileira. A exemplo disso está a ascensão de religiosos conservadores, de diferentes denominações, no controle dos veículos de comunicação e nas decisões políticas, em busca de promover uma agenda baseada em premissas religiosas. Observo a relação entre o território das casas de candomblé e políticas públicas, considerando remoções forçadas protagonizadas pelo Estado, o afastamento dos terreiros das áreas centrais por conflitos relacionados ao seu modo de vida, e o impacto midiático da divulgação desses conflitos. Por fim, mostro como o cenário político de 2017, marcado por retrocessos, resultou em maior assimetria entre os grupos religiosos, na qual traficantes evangélicos buscaram reforçar seu poder, intensificando os conflitos de natureza étnico-racial-religiosa. A luta contínua dos terreiros contra o racismo religioso é enfatizada, junto aos esforços para proteger tradições e mobilizações políticas, destacando a primeira assembleia em um terreiro de candomblé, diante as agressões de 2017.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work analyzes the episode of destruction of terreiros (Candomblé temples), documented by evangelical traffickers, in Nova Iguaçu, a municipality of Rio de Janeiro, in 2017. The case broke paradigms and changed the perception of religious and ethnic-racial conflicts due to its severity and the way it was recorded, when people belonging to African-derived religions were forced to destroy bead strands and settlements of their orishas. This analysis highlights the occurrence of conflicts of an ethnic-racial-religious nature throughout the history of Brazil, emphasizing the event known as “Quebra de Xangô” (Xango Breakage), and a significant increase in these conflicts following the growth of neo-Pentecostalism. By analyzing journalistic articles, I aim to demonstrate how the media reports the dynamics of these conflicts, as well as pointing out that the afro-religious people’s mobilization searching for recognition of rights, in public and private sphere, was a reality, although it was made invisible by the press. Politics and the media play important roles in Brazilian society. An example of this is the rise of conservative religious people, from distinct denominations, in control of media outlets and political decisions, seeking to promote an agenda based on religious principles. I observe the relationship between the field of Candomblé houses and public policies, considering forced removals carried out by the State, the displacement of terreiros from the central areas due to conflicts related to their lifestyle, and the media impact of broadcasting these conflicts. Finally, I show how the political environment in 2017, marked by retrogressions, resulted in a major asymmetry among religious groups, in which evangelical traffickers sought to reinforce their power, intensifying conflicts of an ethnic-racial-religious nature. The ongoing struggle of terreiros against religious racism is emphasized, along with efforts to protect traditions and political mobilizations, accenting the first assembly in a Candomblé temple, in the face of the attacks in 2017.-
Descrição: dc.description115 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica dos terreiros-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo religioso-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas visuais racistas-
Palavras-chave: dc.subjectConflito étnico-racial-religioso-
Palavras-chave: dc.subjectReligião afro-americana-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectTerreiros politics-
Palavras-chave: dc.subjectReligious racism-
Palavras-chave: dc.subjectRacist visual narratives-
Palavras-chave: dc.subjectEthnic-racial-religious conflict-
Título: dc.title“Em nome de Jesus!”: análise de narrativas visuais racistas de traficantes evangélicos em atentados a terreiros na Baixada Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.