Indústria Têxtil e os Impactos Ambientais: controvérsias sociocientíficas como trilha para a Educação Ambiental no ensino de física

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorSaguia, Andreia Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBarrelo Junior, Nelson-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Victoria de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34374-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920178-
Descrição: dc.descriptionDesde 1999, por meio da Lei N. 9.795, a legislação brasileira determina que a educação ambiental deve perpassar o ensino das diversas disciplinas de forma articulada e ao longo de todos os níveis de formação. No entanto, esta temática ainda parece ser pouco explorada nos Cursos de Licenciatura em Física, o que nos levou a necessidade de perceber o estado da arte sobre a inserção da educação ambiental no ensino de Física no Nível Médio da Educação Básica. Para tanto optamos por dar continuidade a investigação realizada por Melo e Silva(2019),na qual a temática ambiental foi mapeada em artigos publicados nos SNEF realizados em 2003, 2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017. Sendo assim,adotando práticas da pesquisa qualitativa, realizamos um levantamento dos trabalhos voltados à educação ambiental publicados nas atas dos SNEF, 2019, 2021 e 2023. A análise nos levou a percepção de que a produção acadêmica sobre a temática ambiental tem aumentado tanto em termos quantitativos (produção e sujeitos) quanto na origem dos estudos no que se refere às regiões do país. Todavia,foi possível perceber também que o entrelaçamento da educação ambiental crítica com o ensino de Física ainda carece de iniciativas que favoreçam uma melhor formação dos estudantes da Educação Básica e o aprimoramento do fazer docente na implementação de práticas educativas. Como um exercício reflexivo sobre a presença de uma EA articulada ao ensino de Física em uma perspectiva crítica, apresentamos uma proposta de prática educativa a partir da exploração do impacto indústria têxtil no meio ambiente como controvérsia sociocientífica. A prática educativa proposta recorre ao uso do teatro de improviso como estratégia didática. Quanto à formação dos estudantes do Ensino Médio, ainda não foi possível a obtenção de informações. A aplicação da prática educativa poderá ser posteriormente realizada de forma a dar continuidade a investigação do tema em trabalhos posteriores.-
Descrição: dc.descriptionSince 1999, through Law No. 9,795, Brazilian legislation Determines that environmental education should permeate the teaching of various subjects in anarticulated manner across all levels of education. However, this theme still appears to be under explored in Physics Education undergraduate courses, which prompted us to assess the state of the art regarding the integration of environmental education in Physics teaching at the high school level of Basic Education. Therefore, we chose to continue the investigation initiated by Melo and Silva (2019), where environmental issues were mapped in articles published at the National Symposium of Physics Teaching (Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF) held in 2003, 2005, 2007,2009, 2011, 2013, 2015, and 2017. Thus, adopting qualitative research practices, we conducted a survey of works focused on environmental education published in the proceedings of SNEF 2019, 2021, and 2023. The analysis led us to perceive that academic production on environmental issues has increased both quantitatively (interms of production and individuals) and in terms of the geographical origins of the studies. However, we also noticed that the integration of critical environmental education with Physics teaching still lacks initiatives that promote better education for Basic Education students and enhance teaching practices. As a reflective exercise on the presence of environmental education integrated with Physics teaching from acritical perspective, we propose an educational practice based on exploring the environmental impact of the textile industry as a socioscientific issue. The proposed educational practice utilizes improvisational theater as a didactic strategy. Regarding the training of high school students, information has not yet been obtained. The application of the educational practice could be subsequently carried out to further investigate the topic in future studies.-
Descrição: dc.description91 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectControvérsias Sociocientíficas-
Palavras-chave: dc.subjectPrática educativa-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro de Improviso-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectControvérsias sociocientíficas-
Palavras-chave: dc.subjectPrática educativa-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro de improviso-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectSocioscientific issues-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Practice-
Palavras-chave: dc.subjectImprovisational Theater-
Título: dc.titleIndústria Têxtil e os Impactos Ambientais: controvérsias sociocientíficas como trilha para a Educação Ambiental no ensino de física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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