Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Jorge Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Antonio Carlos Amancio da | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Caio Augusto Amorim | - |
Autor(es): dc.creator | Maia Filho, Pedro Paulo Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33768 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920162 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação objetiva compreender como as paisagens do sertão nordestino são retratadas por algumas produções cinematográficas brasileiras levando-se em consideração os pares conflitantes esboçados nos filmes, tais como, rural/urbano, arcaico/moderno, barbárie/civilização, litoral/sertão. Adotamos a dimensão dos conflitos dicotômicos inscritos na paisagem como fio condutor para a leitura geográfica do cinema. Parte-se do papel retórico das paisagens representadas nos filmes, ou seja, do poder de síntese de certas imagens metonímicas da região, numa abordagem afinada com a geografia humana. Tomando-se como base as propostas de alguns estudiosos que trabalham com a temática da inter-relação entre geografia e cinema, elege-se a “paisagem” como conceito básico para a leitura fílmica pelo viéis geográfico. O sertão nordestino será a categoria espacial de interesse. Correspondendo ao domínio semiárido, a região, devido a sua específica formação física e humana atrai numerosas produções cinematográficas para seu conjunto espacial. Tais filmes elaboram diversas imagens acerca do nordeste seco, que variam segundo o período e a técnica utilizada na filmagem, nas locações e nas concepções dos cineastas (distintas maneiras de “ver” o espaço sertanejo). Adota-se a dimensão do conflito dialético entre os elementos da urbanidade e da ruralidade, conflito que se dá com o advento da modernidade. Para tanto serão realizados três recortes que englobam diferentes filmes. O primeiro recorte partiria das pioneiras produções que vão constituir o sertão nordestino enquanto uma locação recorrente. Posteriormente serão analisados filmes recentes (1996-2007) em dois momentos, seguindo o predomínio de permanências e rupturas no modo da construção do olhar para a região. Partese do pressuposto de que as construções midiáticas das paisagens não são feitas apenas por um olhar exterior àquela realidade, isto é, os habitantes da região, tanto quanto o público em geral, também participam das interpretações simbólicas e influenciam as percepções e representações do espaço sertanejo. As tramas integram-se às representações emblemáticas do Nordeste, contribuindo para a re-significação da idéia de sertão na sociedade brasileira. | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims to understand how the landscapes of the Brazilian northeast’s semi-arid outback, are portrayed by some Brazilians film productions taking into account the conflicting pairs outlined in movies, such as, rural/urban, archaic/modern barbarism/civilization, coastal/“sertão” (semi-arid outback). We take the dimension of the dichotomous conflict inscribed in the landscape as a motif for a geographical reading of the cinema. Part is the role of rhetorical landscapes depicted in the films, ie, the power of synthesis of certain metonymic images of the region, an approach in tune with human geography. Taking as base the proposals of some scholars who work with the theme of the interrelationship between geography and cinema, is elected to "Landscape" as the basic concept for the cinema by reading geography. The “sertão” northeast’s will be the spatial category of interest. Corresponding to the semi-arid region due to its specific physical and human training attracts many film productions to a whole space. Such films elaborate different images about the Northeast dry, which vary depending on the period and the technique used in the filming, on location and in the conceptions of the filmmakers (as distinct ways of "seeing" the space sertanejo [backlander]). We adopt the scale of the dialectical conflict between the elements of urbanity and rurality, a conflict that occurs with the advent of modernity. For this will be done three different films that include clippings. The first cut from the pioneering productions that will form outback Northeast as a rental applicant. Will later be analyzed recent films (1996- 2007) on two occasions, following the predominance of continuities and ruptures in the mode of construction of the look for the region. It starts from the assumption that media constructions of landscapes are not only made by an outside look at that reality, that is, the inhabitants of the region as far as the general public, also participate in the symbolic interpretations and influence the perceptions and representations of backcountry area. The plots are integrated into the iconic depictions of the Northeast, contributing to the redefinition of the idea of “sertão” in Brazilian society. | - |
Descrição: dc.description | 145 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia e cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sertão nordestino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urbanidade-ruralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sertão no cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography and film | - |
Palavras-chave: dc.subject | Landscape | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | “Sertão” (northeast’s semiarid outback) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urbanity-rurality | - |
Título: dc.title | A paisagem sertaneja no cinema brasileiro: urbanidades e ruralidades no semiárido nordestino | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: